*O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar reúne-se amanhã para analisar denúncias publicadas no fim de semana e para votar novos requerimentos. O conselho investiga acusações de quebra de decoro parlamentar pelo deputado Roberto Jefferson (PTB/RJ) feitas pelo Partido Liberal.
*De acordo com o presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB/SP), com o atraso na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, será possível antecipar para julho os depoimentos de alguns membros do PT que estavam marcados inicialmente para agosto. *"Na realidade, nós esperávamos um recesso. Como não vai haver recesso, eu quero antecipar os depoimentos do deputado José Dirceu, de Delúbio Soares e do Silvio Pereira. Vamos ver se conseguimos isso ainda no mês de julho."
*Novos depoimentos
*O conselho também deve tentar ouvir ainda neste mês o deputado Pedro Corrêa (PP/PE), o líder do PP, deputado José Janene (PR), e o presidente do PL, deputado Valdemar Costa Neto (SP). Ricardo Izar não descarta a possibilidade de votar novos requerimentos amanhã. *Ele informou que pelo menos duas novas testemunhas devem ser ouvidas. A primeira delas é o ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas. Segundo denúncias publicadas na imprensa, ele esteve 15 vezes na agência do Banco Rural no Brasília Shopping entre 2003 e 2004. De suas visitas, nove coincidem com saques no banco.
*Além do ex-tesoureiro do PL, é possível que algum deputado apresente requerimento para ouvir representantes do PT cearense sobre a prisão do assessor do partido José Adalberto Vieira da Silva, preso na última sexta-feira em São Paulo enquanto tentava embarcar para Fortaleza com grande quantidade de dinheiro com R$ 250 mil e 100 mil dólares (cerca de R$ 240 mil).
*Troca de informações
*Na quinta-feira, o Conselho de Ética tem reunião com o presidente e o relator da CPI Mista dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MT) e deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), para troca de informações. "Algumas coisas que nós não conseguimos e eles já conseguiram seriam úteis para nós e vice-versa. Nós temos muitas coisas que eles ainda não têm. Eu acho necessária essa troca de informações. Nós estamos fazendo um relatório do que temos para poder oferecer à CPI, e eles também estão fazendo um relatório para nós. Eu acho que vai ser muito útil essa reunião entre os dois presidentes e os dois relatores."
*Perillo
*Até o fim desta semana, o conselho deve se reunir também com o governador de Goiás, Marconi Perillo, para entregar a ele perguntas que deverão ser respondidas por escrito.
*No dia 19, o Conselho ouve a ex-mulher de Valdemar Costa Neto, Maria Christina Mendes Caldeira. Ela acusou o ex-marido de uso de verbas do PL e do fundo partidário para a compra de bens particulares.
*Segundo Ricardo Izar, o conselho também deveria ouvir os depoimentos das funcionárias do publicitário Marcos Valério Simone Vasconcelos e Geiza dos Santos, mas elas não querem depor. Dessa forma, Izar está insistindo com os advogados das testemunhas para que seja enviada uma justificativa por escrito ao conselho.