*O vereador José Wildes (PT) propõe a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Porto Velho para discutir a exploração sexual infanto-juvenil na capital. A solicitação foi feita pelo vereador na sessão plenária do dia 05/05.
*Wildes explicou que a finalidade, além de proporcionar um debate com a sociedade sobre um dos mais graves problemas vivenciados pelas comunidades, é dar visibilidade para esta realidade, mobilizando todos os segmentos de nossa sociedade para ações concretas que contribuam para a diminuição de agressões de qualquer natureza contra crianças e adolescentes.
*O Vereador destacou a iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, que através da Secretaria Municipal de Ação Social (SEMAS) desenvolve o ?Programa Sentinela?. A SEMAS coordena em Porto Velho o Programa de Combate ao Abuso Sexual e Comercial Infanto-Juvenil do Governo Federal, desenvolvido também em outras regiões do país.
*De acordo com levantamentos e estimativas feitas pelo vereador, no Município de Porto Velho o número de crianças vítimas de abuso sexual e comercial é gritante se comparado com o índice do resto do Brasil. ?É preciso reverter esse quadro. Para isso precisamos envolver as autoridades, o poder público, a sociedade e organismos não-governamentais?, afirmou Wildes.
*A audiência pública sobre o Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes está marcada para o dia 19 de Maio de 2005, durante a Sessão Plenária da Câmara de Vereadores a partir das 16 horas, com a presença dos governos e de entidades do movimento social. A audiência marcará o Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual Infanto Juvenil, que em todo o Brasil é lembrado no dia 18 de maio.