Raupp quer mudar norma sobre a impenhorabilidade do bem de família

Raupp quer mudar norma sobre a impenhorabilidade do bem de família

Raupp quer mudar norma sobre a impenhorabilidade do bem de família

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) quer alterar a Lei 8.009/90, que trata da impenhorabilidade do imóvel em que reside uma família, para estender essa proteção, por seis meses, aos valores obtidos com a alienação desse imóvel quando destinados à aquisição de outra moradia. Seu projeto (PLS 60/06) receberá decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. *Na justificativa do projeto, o parlamentar diz que, ao proteger o bem imobiliário que constitui a única moradia da família, a lei deve proteger também o produto da venda desse imóvel, quando se destine à aquisição de outro, no período de seis meses. *"Essa proteção, conferida pelo Estado à família, não deve ser vulnerada por transições. Hoje, porém, se uma família vende o imóvel único onde reside, para adquirir outro, finda-se incontinenti a proteção da lei e permite-se a penhora do produto da venda", diz a justificativa. *Isso acontece, explica o parlamentar, em razão do limite estabelecido pela própria lei, que não estende a impenhorabilidade ao produto da venda do imóvel residencial. Ou seja, para a lei, o imóvel tido como bem de família é impenhorável, mas o dinheiro obtido com sua venda, não. "Sobre ele, a lei se cala, ainda que se destine à aquisição de outro imóvel, com a mesma finalidade", observa o senador. *Valdir Raupp também argumenta que o espírito da lei deve ser o de garantir que o Estado conceda proteção à moradia da família, e não a sua perenização em determinado imóvel, pois o foco de interesse não é o imóvel, mas a família. O senador entende que a ampliação dessa proteção, por seis meses, ao produto da venda da moradia concede um prazo razoável para que se conclua a transação da nova aquisição de moradia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS