A Câmara de Vereadores de Humaitá recebeu na manhã desta sexta-feira, denúncia que pede a cassação do prefeito Roberto Rui Guerra de Souza(PTB), oferecida pelo Partido Democrático Trabalhista-PDT.
*A denúncia contendo dez páginas, foi protocolada na secretaria do legislativo por volta das 11h30, e, ao que parece, já era aguarda, dado o número de pessoas que circulavam nos corredores em plena sexta-feira.
Vereadores, assessores e o próprio presidente, José Edmee Brasil se encontravam presentes. O protocolo foi assinado pelo secretário administrativo, Diogo Brasil.
*Na denúncia, assinada pelo presidente do PDT local, Carlos Evaldo Terrinha Almeida de Souza, são enumerados vários fatos que segundo ele “deverão ensejar a cassação do mandato eletivo do prefeito”.
Dentre as denúncias estão repasse do duodécimo à Câmara fora do prazo estabelecido em lei, encaminhamento da proposta orçamentária fora do prazo, orgia com recursos do Fundef, pagamento de abono a professores sem autorização da Câmara e festival de contratações na prefeitura, incluindo dezenas de parentes de vereadores, secretários e do próprio prefeito.
*O documento protocolado tem como base a Lei Orgânica do município que define as regras e os limites de atuação do chefe do poder executivo.
*A motivação da denúncia, segundo Carlos Evaldo, “foi o intenso noticiário que se reporta a acontecimentos nebulosos praticados no interior da administração municipal e motivado pelo clamor popular que exige o esclarecimento dos fatos.
*O documento deverá ser votado na próxima segunda-feira, na sessão ordinária da Câmara. Vereadores de oposição garantem que ele será aceito. Na última segunda-feira, o prefeito Roberto Rui perdeu três dos sete vereadores que davam sustentação ao seu governo.
*O grupo de oposição, maioria na Câmara de Humaitá, vem se articulando e já pediu antecipação da eleição da mesa diretora. Segundo o vereador João Batista da Cruz Santiago (PL), a oposição já definiu que fará o próximo presidente.
*COMPLICADO -Aliado do governador Eduardo Braga, o prefeito Roberto Rui Guerra de Souza vem se complicando a cada dia, não conseguindo superar a enxurrada de denúncias que vêm sendo feitas contra seu governo.
*Com pouco mais de um ano na prefeitura ele não conseguiu honrar compromissos com servidores e fornecedores. O prefeito enfrenta ainda várias ações na justiça comum e do trabalho, além de denúncia do sindicato dos professores que apontam para fraudes no Fundef, falta de merenda escolar, contratos superfaturados, etc.
*Até mesmo antigos e fiéis aliados bateram em retirada. Nos últimos meses, vários credores da prefeitura e do próprio prefeito fundaram a Associação dos Credores do Roberto Rui – ACRR, liderada por um ex-companheiro seu Joaquim Rivaldo Teodoro da Silva.
*Teodoro esteve recentemente em Manaus, onde apresentou ao Secretário de Governo José Melo uma lista de credores do prefeito, onde constam mais de 1 milhão de reais em dívidas. O apelo foi no sentido de que José Melo interceda junto a Eduardo Braga, para que resgate os compromissos de seu companheiro Roberto Rui.
*No documento protocolado no gabinete do governador, Joaquim Rivaldo assinala que “o apoio foi principalmente no custeio da campanha, inclusive fomento para que hoje pudesse gozar do título de prefeito municipal”.
*Terrinha encaminhou ainda na manhã de sexta feira, copia da denúncia ao Ministério Público Estadual e Federal e ao Tribunal de Contas do Estado.
O prefeito de Humaitá encontra-se em Manaus e não foi localizado para comentar a denúncia.