Deputado Federal Cassara condena Cartel do Frigorífico e se alia a pecuaristas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Na década de 70, Rondônia apresentava uma população de 36.935 habitantes, Hoje, trinta anos depois são mais de 1.400.000 cidadãos que habitam o Estado. O rebanho bovino, por sua vez, chega a ultrapassar o montante de 10.000.000 de cabeças de gado, o que pode estabelecer uma relação de 7,5 cabeças/habitante. Com o consumo interno de aproximadamente 250 mil cabeças/ano, pode-se concluir que a solução para o imenso rebanho do Estado é trabalhar arduamente para o incremento das exportações. Com essas palavras o deputado Casara defendeu os pecuaristas e o Estado de Rondônia contra aquilo que vem sendo chamado de Cartel do Frigorífico. ?Não basta exportar, é preciso saber fazê-lo, a fim de que o Estado possa conquistar e manter os mercados, com competência e responsabilidade?, diz.
*Para Casara não é justo que, após anos de conquistas, de investimentos, de trabalho conjunto entre a Organização do Fundo Emergencial de Erradicação da Febre Aftosa (Fefa), o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina ? (Sisbov), Agência Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e a participação dos governos federal, estadual e municipal e, fundamentalmente, o esforço conjunto das autoridades, empresários, produtores, comerciantes, associações, sindicatos, federações, técnicos e consumidores, que tem feito da pecuária rondoniense um sucesso crescente na economia estadual, algumas poucas pessoas se acham no direito de controlar prejudicando toda a economia do Estado.
*As políticas públicas, os instrumentos, as instituições, os técnicos e os produtores quando convergem esforços em prol do desenvolvimento da pecuária, conseguem avanços significativos que impulsionam o setor e é isso que o Estado tem feito. Entretanto essa crise que se abate acerca dos frigoríficos irá trazer enormes prejuízos para o Estado. Casara disse que já está fazendo gestão junto ao Ministério da Agricultura e que se solidariza com os pecuaristas nessa questão de tão grande importância para Rondônia. Casara parabeniza ainda o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Carlão de Oliveira e todos os deputados pela indicação para criação da CPI do Boi para apurar os verdadeiros responsáveis contra a economia e o desenvolvimento do Estado.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!