GARIMPO: Operação da Polícia Federal destrói dragas no Belmont; veja vídeo

Ribeirinhos dizem ter sido afetados

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta segunda-feira (09), o Rondoniaovivo acompanhou uma operação da Polícia Federal no Belmont, em Porto Velho (RO).
 
A PF destruiu dezenas de balsas que eram utilizadas em atividades de mineração ilegal no Rio Madeira. A destruição é necessária para inviabilizar que o material volte a ser utilizado pelo garimpo. 
 
O garimpo ilegal é extremamente prejudicial ao meio ambiente. A ação das dragas, bicos de jato e retroescavadeiras causa assoreamento dos rios, desmatamento, erosão do solo e destruição de habitats naturais. Mamíferos e répteis fogem ou são mortos, peixes morrem intoxicados, insetos e microrganismos são dizimados.
 
Apesar disso, alguns ribeirinhos disseram que a destruição das balsas prejudicaram a vida cotidiana da comunidade, que depende da pesca e das águas do rio. No vídeo, produzido pelo Rondoniaovivo em parceria com a TV Caboquinho, é possível ver os destroços e rastros causados pela destruição dos equipamentos ilegais. 
 
Há um ano, em outubro de 2022, a PF explodiu 121 embarcações do mesmo tipo, entre Rondônia e o Amazonas, em uma ação que durou três dias. A ofensiva foi uma resposta a atuação de organizações criminosas, que lucram com prejuízos ambientais como a mineração ilegal, disse a PF à época.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS