O secretário da Sesdec, Felipe Vital destacou que, a Operação está alinhada com as necessidades da população e objetiva dar aos devidos locais, a segurança necessária para o bom funcionamento da rotina social de cada cidadão
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Operação Cosme e Damião continua em 2023. Desenvolvida pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec e executada pela Polícia Militar – PMRO, é coordenada pelo 9º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia. A operação teve início em abril de 2022, e é desenvolvida nos distritos de Jaci-Paraná, Mutum-Paraná, Abunã, Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia.
O policiamento está sendo executado três vezes na semana (quinta, sexta e sábado), no período noturno, em dias em que há maior circulação de pessoas e veículos. Seu objetivo é o combate e a prevenção ao crime. Até o início do mês de junho de 2023 foram abordadas 1.134 pessoas e 100 veículos. Somados a isso, também foi desenvolvido o trabalho de registro de ocorrências, recaptura de foragidos, tráfico de drogas, homicídio, remoção de veículos e porte ilegal de armas.
O governador do Estado, Marcos Rocha reforçou que, a ação policial visa reprimir atos criminosos. “Temos uma polícia atuante e dedicada no combate ao crime e na proteção da sociedade. Nossa missão é garantir o efetivo para o que a população rondoniense sinta-se segura”, disse.
De acordo com o comandante do 9º Batalhão da PM, o tenente-coronel Ewerson Pontes, essa ação vem gerando bons resultados, tanto em relação à redução do crime quanto para a apreensão de armas e drogas nos distritos de Porto Velho. “Sendo assim, a Polícia Militar poderá proteger toda a população nos momentos de passeios e entretenimento”, destacou.
PREVENÇÃO
Um trabalho preventivo é desenvolvido através da presença de policiais em lugares como bares, conveniências, praças, e casas noturnas, proporcionando assim, maior segurança aos moradores dos distritos.
O secretário da Sesdec, Felipe Vital destacou que, a Operação está alinhada com as necessidades da população e objetiva dar aos devidos locais, a segurança necessária para o bom funcionamento da rotina social de cada cidadão.
“A missão da Polícia não é apenas prender o indivíduo após o cometimento de um crime, mas também, realizar um trabalho ostensivo, que é justamente de evitar possíveis ações criminosas, com estratégias e compromisso social, e o Governo de Rondônia reforça cada vez mais as ações em todo Estado”, salientou.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!