ASSOCIAÇÃO DE JORNALISMO: PM de RO tem melhor tempo resposta de informação à imprensa do país

A pesquisa aponta que dos 286 pedidos de acesso à informação, a média de resposta é de 18 dias, sendo que na PMRO é em torno de sete dias

ASSOCIAÇÃO DE JORNALISMO: PM de RO tem melhor tempo resposta de informação à imprensa do país

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pesquisa realizada entre dezembro de 2022 a abril de 2023, apresentada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo- Abraji, coloca a Polícia Militar de Rondônia – PMRO na liderança entre as demais Corporações do Brasil quanto ao tempo resposta dos pedidos da Lei de Acesso à Informação.
 
 
A pesquisa aponta que dos 286 pedidos de acesso à informação, considerados respondidos por todas as co-irmãs, a média de resposta é de 18 dias, sendo que na PMRO, a média de resposta gira em torno de sete dias. As Polícias Militares da Paraíba, com média de oito dias, e do Ceará, com média de nove, compõem respectivamente o segundo e terceiro lugares na pesquisa. 
 
 
"Enfatizamos esta pesquisa como um compromisso cumprido, não só no aspecto da obediência às leis vigentes, mas também, entendendo muitas vezes o lado da imprensa que almeja a construção de uma notícia rápida e com credibilidade para a população", disse o diretor de comunicação social da PMRO, tenente coronel Alex Miranda. 
 
 
"Essa é mais uma boa notícia que recebemos, sendo o fruto do trabalho que a área de comunicação da PMRO colhe em decorrência da proximidade com a imprensa rondoniense, visto que a enxergamos como uma parceira", disse o comandante-geral da corporação, coronel James Padilha. 
 
 
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca mais essa notícia como positiva, considerando o comprometimento das políticas de transparência do Governo. "Devemos prestar contas para a sociedade de tudo aquilo que é conveniente, visto que nossas ações definem o bem-estar da comunidade. Nossas secretarias, superintendências, autarquias e demais órgãos públicos que fazem parte do Governo, assim como a Polícia Militar, massificam na prática, as diretrizes que desenvolvemos para o Governo", ressaltou Marcos Rocha. 
 
 
Pesquisa
 
O Mapa de Acesso às Informações Públicas, publicado a cada dois anos pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - Abraji, resgata o tema da edição de 2014, a transparência nas Polícias Militares, com o objetivo de compreender o que mudou nesses quase dez anos, não só nas PMs, como em parte do cenário da transparência pública no país.
 
 
Em 2014, a Lei 12.527/2011, Lei de Acesso à Informação havia entrado em vigor. Desde então, ainda que alguns problemas persistam, a estrutura do acesso às informações públicas evoluiu, e é possível encontrar com mais facilidade ferramentas essenciais à transparência, como Portais da Transparência e e-SICs, Serviço Eletrônico de Informações ao Cidadão. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS