CIA DE POLICIAMENTO: 8° Batalhão da PM realiza curso de APH de combate Marc1

A capacitação e aprimoramento técnico dos policiais militares para o desempenho das atividades interventivas de APH Policial, conforme padronizado pelo Comitê Brasileiro de APH de Combate foi ministrado por instrutores habilitados

CIA DE POLICIAMENTO: 8° Batalhão da PM realiza curso de APH de combate Marc1

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 A 2ª Companhia de Policiamento Ostensivo de Machadinho D’Oeste realizou nos dias 02 e 03 de dezembro de 2021, a capacitação e treinamento dos profissionais lotados na sede da 2ª Companhia do Pelotão de Vale do Anarí, do Grupamento do Distrito de 5º BEC bem como integrantes da 1ª Delegacia de Polícia de Machadinho D’Oeste, PATAMO 8º BPM e da 2ª Cia do BPA.

A capacitação e aprimoramento técnico dos policiais militares para o desempenho das atividades interventivas de APH Policial, conforme padronizado pelo Comitê Brasileiro de APH de Combate foi ministrado por instrutores habilitados.
 
 
Os participantes do Curso de Operador de Atendimento Pré-Hospitalar de Combate Protocolo MARC1 tiveram  aulas teóricas e treinamento no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Machadinho do Oeste – ACEMA e a parte pratica foi realizada no Clube Machadinho de Tiro Esportivo e Caça com exercícios de simulação.
 
Dentre as técnicas e procedimentos aplicados, estava a instrução sobre as diferenças práticas entre os protocolos civis e de combate sobre a utilização de torniquete, controle de sangramento massivo, preenchimento de feridas e uso selo de tórax, um curativo adesivo usado para tratar de ferimentos abertos no peito, controle das vias aéreas, controle de reposição e aquecimento da vítima.
 
MARC1
 
O nível básico, intitulado MARC1, tem a seguinte tradução: M, de hemorragia massiva; A, de ar, manter as vias aéreas funcionando; R, de respiração, prevenir o pneumotórax hipertensivo; e C, de calor, prevenir e tratar a hipotermia. Os conhecimentos de MARC 1 possibilitam aos operadores da segurança pública grandes chances de manter vivos colegas ou qualquer pessoa atingida, em situações de conflito, até a chegada em um hospital de emergência.
 
 
Além das instruções de primeiros socorros, foram repassados aos participantes do curso técnicas de patrulhamento tático voltadas a aproximação do agente ferido em área de conflito, geometria de combate, patrulha ponto a ponto, ponto de reunião próximo ao objetivo (PRPO), tomada de porteira, troncos e toras caídos, pontes edificações e contra emboscada, desembarque em situação de emboscada, entre outras técnicas voltadas ao adestramento da tropa.
 
As instruções foram ministradas pelo 3º Sgt PM D. Farias (Operações Especiais PMSC, Pós-graduado em APH de Combate pelo COBRA/PMPR) Operador e Socorrista de chefe do BOPE PMRO auxiliado pelo 3º Sgt PM Hieráclio (Ações Táticas Especiais PMPI) e Operador do BOPE PMRO.
 
Ao fim das instruções o comandante da 2ª Cia/8º BPM CAP PM De Oliveira agradeceu a disponibilidade dos instrutores em dispor-se a realizar o treinamento a tropa e sendo entregue uma lembrança aos instrutores, que na sequencia realizaram a entrega de certificado e brevê aos concluintes do curso.
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS