PRF apreende caminhão com madeira irregular no interior do Estado

Veiculo e toda a madeira foram apreendido e levado ao patio da PRF

PRF apreende caminhão com madeira irregular no interior do Estado

Foto: Ilustrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na noite desta segunda-feira (05), na Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Ariquemes (BR 364, KM 519) a equipe policial abordou o veículo MERCEDES BENZ/LS, placa HRE-8871, tracionando o semirreboque placa GTT-4209, carregado com madeira serrada.

 

Aos policiais, o condutor L. C. D. S., afirmou ter carregado a madeira no município de Buritis-RO, e levaria a carga até a cidade de Ji-Paraná-RO. Fato que chamou a atenção da equipe é que o condutor trafegava pela BR 364, sentido Porto Velho-RO/Ariquemes-RO, quando, o mais provável seria estar trafegando pela BR 421, sentido Buritis-RO/Ariquemes-RO, até chegar à BR 364.

 

Quando questionado sobre o itinerário diverso do constante do Documento de Origem Florestal (DOF), o motorista alegou ter desviado pela linha B 40 até chegar RO 459 (acesso à cidade de Alto Paraíso-RO), para deixar uma mercadoria.

 

Durante os procedimentos de fiscalização, foi apresentado pelo condutor o DOF nº 19109639, código de controle nº 5785 8956 9626 8694. Após consultas no Sistema de Proteção da Amazônia, constatou-se que o referido documento estava CANCELADO.

 

A equipe policial também percebeu ao conferir a carga, uma grande quantidade do perfil de madeira tipo TÁBUA, não declarado no citado documento. Ainda, foi constatado que a carga de madeira apresenta indícios de ser da essência betholetia-excelsa–CASTANHEIRA, cuja exploração é vedada, conforme Decreto Federal nº 5.975/06.

 

Diante dos fatos, a PRF lavrou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), devido o transporte de madeira sem documento (DOF) válido, com infringência ao parágrafo único do art. 46, da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), o qual será encaminhado posteriormente ao Poder Judiciário da Comarca de Ariquemes/RO. Os veículos e a carga de madeira foram apreendidos e estão no pátio da PRF à disposição da Autoridade Judiciária e órgão ambiental, para perícia.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS