Operação da PM para coibir infrações no carnaval inicia sexta

Operação busca coibir excessos no trânsito durante carnaval

Operação da PM para coibir infrações no carnaval inicia sexta

Operação busca coibir excessos no trânsito durante carnaval / Foto: Secom

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A operação de policiamento durante carnaval 2018 realizada pela Companhia de Trânsito da Polícia Militar do Estado de Rondônia começa nesta sexta-feira (2) e segue até o próximo dia 17, com fiscalização nos dias em que os blocos com maior número de foliões vão se apresentar e nas ocasiões com maior risco social.

 

A ideia é coibir as infrações e crimes de trânsito mais comuns neste período, como dirigir embriagado, não respeitar a sinalização e nem a velocidade permitida na via. De acordo com o sub comandante da Companhia de Trânsito, capitão Luiz Carlos Garibaldi, será mobilizado um efetivo de 846 policiais militares durante a operação.

 

‘‘Há uma mobilização para garantir a segurança neste período de maior demanda. As unidades administrativas acabam cedendo efetivo, policiais do interior também dão apoio assim como equipes das Forças Táticas, o que reforça nossa capacidade operacional’’, aponta o capitão Garibaldi.

 

FISCALIZAÇÃO

 

O sub comandante explica que a fiscalização começa com  a verificação de que os responsáveis pelos blocos realmente realizaram a interdição das vias autorizadas pela Secretaria Municipal de Trânsito. Também é feito a fiscalização da segurança dos veículos utilizados pelos blocos.

 

Os condutores dos veículos dos blocos passarão por teste de etilômetro antes, durante e após o desfile. O público também será abordado para procedimentos de segurança no trânsito. ‘‘Vamos fiscalizar o documento tanto do veículo como do motorista e também a alcoolemia, certamente haverá a operação consagrada no Estado de Rondônia a Lei Seca para prevenir os excessos’’, afirma o capitão Garibaldi.

 

Ele chama atenção para o fato de quando uma pessoa bebe e dirige,  torna-se um risco para todos ao seu redor, além disso, o sub comandante aponta que a euforia do período carnavalesco somado a tendência de alguns motoristas em descumprir as regras do trânsito têm feito ano após ano vítimas nesta época. ‘‘Geram sequelas físicas e emocionais e nossa missão é evitar que isso ocorra’’, considera.

 

O sub comandante destaca que a Companhia de Trânsito da Polícia Militar assim como os demais órgãos de Segurança Pública estão empenhados em preservar a paz no trânsito, mas que isso só é possível em parceria com o condutor. ‘‘Entre os componentes do trânsito como engenharia, mobilidade; fiscalização, um fator preponderante é o condutor. Mesmo nós fazendo de tudo para tornar o trânsito melhor, se o condutor não cooperar não teremos resultado. As regras do trânsito foram feitas para serem cumpridas’’, avalia.

 

Programação de policiamento do Carnaval 2018

 

Sexta-feira (2/2) – Areal Folia – 22h

Sábado (3/2) – Até que a Noite Vire Dia – 22h

Domingo (4/2) – Furacão da Zona Sul – 20h

Quinta-feira (8/2) – Bloco Vai e Volta – 22h

Sexta-feira (9/2) – Us Dy Phora – 23h / Canto da Coruja – 23h

Sábado (10/2) – Bando do Vai Quem Quer – 16h

Domingo (11/2) – Murupi – 22h

Segunda-feira (12/2) – Jatuarana Sul – 22h / Arco-Íris – 16h

Terça-feira (13/2) – Carnaleste – 17h / Porto Maria – 22h

Sexta-feira (16/2) – Leva Eu – 23h

Sábado (17/2) – Tô de Folga – 21h / Axé Folia Mix – 22h.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS