No último sábado, 10 de agosto de 2013, a Delegacia Regional de Cacoal deflagrou a “Operação Hígia”, nome dado em alusão à deusa grega da saúde, limpeza e sanidade.
A operação, que teve o apoio da Regional de Pimenta Bueno, teve por objetivo dar cumprimento a mandados de busca e apreensão e mandados de prisão expedidos pelo juízo criminal contra parlamentares e outras pessoas investigadas, e contou com o reforço de policiais civis de outros municípios. No total, participaram aproximadamente 80 (oitenta) agentes e 4 (quatro) delegados.
O Inquérito Policial que apura o caso destaca crimes de Extorsão, Concussão e outros Crimes Contra a Administração Pública.
Na manhã de sábado (11) foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências e na Câmara de Vereadores, sendo que naquele mesmo dia foram cumpridos os mandados de prisão contra o parlamentar Denner Dias e o do encarregado da obra de reforma do Hospital Ana Neta, Reinaldo Ramos.
Nesta terça-feira, 13 de agosto, dois dos acusados se apresentaram com advogados na Delegacia de Polícia. São eles o vereador Celso de Souza Bueno e o ex-Secretário de Finanças da prefeitura, Cláudio Rocha Cardoso, ocasião em que os policiais civis deram fiel cumprimento aos mandados de prisão em desfavor dos mesmos.
A Polícia Civil informa que ainda há dois mandados de prisão a serem cumpridos, em desfavor de Maicon Myabara e Rodnei Pedroso, que são considerados foragidos da Justiça.
Os investigados presos foram encaminhados ao presídio local e encontram-se à disposição da Justiça.