Uma cidade onde se mata muito. Esta é Porto Velho, capital de Rondônia. Até a presente data, de acordo com informações apuradas na Delegacia de Crimes Contra a Vida, foram registrados 30 homicídios na capital. O dado é considerado preocupante por apresentar uma crescente linha de crimes dessa natureza em comparação aos números no mesmo período em anos anteriores. Em 2010 até o dia 18 de fevereiro, foram registrados vinte e quatro assassinatos. Em 2011, no mesmo periodo foram 12 mortos. No ano passado (2012) foram 16 mortos neste periodo.
Segundo a delegada da especializada, Dra Rosilei de Lima, a maioria dos crimes em 2013 foram cometidos nas zonas Leste e Sul da capital. A maioria motivados por acerto de contas.
Segundo a delegada a maioria destas vitimas possuíam passagens pela polícia por crimes de tráfico de drogas. Em 2013, dos 30 crimes, apenas dois as vítimas não tinham passagem pela polícia. Um dos casos emblematicos é o da jovem Naiara, morta com várias facadas. Neste caso, as investigações estão adiantadas e seu algoz pode ser preso nos próximos dias.
Depois do caso Naiara, mais 14 mortes foram registradas, fato este que dificulta na apuração das investigações do departamento.