Na última quinta-feira (08/03/11) uma residência localizada no bairro Agenor de Carvalho foi assaltada. A vítima conta que, ao entrar em casa, foi surpreendida por dois homens, os quais anunciaram o assalto.
A vítima relatou ainda que um dos assaltantes constantemente a ameaçava de morte, utilizando-se de uma arma de fogo tipo "garrucha", e que depois de a terem algemado as mãos e amarrado os tornozelos, subtraíram 01 notebooks, 01 tablet, 01 câmera digital e uma arma de fogo.
O Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP) foi acionado e a PM compareceu no local, e em seguida os policiais registraram ocorrência na 5ª DP (UNISP) desta capital.
Os policiais civis daquela Delegacia, ao tomarem conhecimento dos fatos, passaram a investigar o caso, sob o comando do delegado Márcio Reis Maia, e já têm o nome de todos os envolvidos no roubo, inclusive três deles já foram indiciados.
A 5ª Delegacia de Polícia foi apoiada com o emprego de policiais civis da 1ª DP, DEDT e DENARC, de fundamental relevância para a elucidação do fato.
Assim que assumiu a investigação, o delegado Márcio solicitou ao Poder Judiciário autorização para busca e apreensão na residência de três suspeitos. Em cumprimento ao mesmo, outros quatro envolvidos foram identificados, inclusive constatando-se o envolvimento de dois adolescentes infratores, cuja participação no ato infracional está sendo apurado pela DEAAI. Além do envolvimento no roubo, na residência de um dos adolescentes, alvo de busca e apreensão, foram arrecadas e apreendidas 22 trouxinhas de cocaína. Em outra residência foi encontrada na busca e apreensão uma bicicleta utilizada pelos suspeitos no dia do assalto, objeto inclusive reconhecido por uma das testemunhas.
A autoridade policial representou ainda pela prisão preventiva dos seis suspeitos, sendo que até o momento foi expedido um mandado, aguardando-se a decisão pela prisão dos demais.
No decorrer das investigações foi preso por policiais militares um dos autores do fato, o nacional Paulo Henrique dos Santos Teixeira, e conduzido à Central de Flagrantes, onde foi também foi interrogado pelo Delegado Márcio. Com a prisão do Paulo Henrique se chegou ao encontro da arma de fogo subtraída da vítima.
Até o momento foi recuperada a arma de fogo em poder de um indivíduo de apelido BELISCA, preso junto com Paulo Henrique, e em poder de uma mulher foi encontrado um dos notebooks, já tendo sido identificados os receptadores. O notebook já foi restituído à proprietária.
O delegado que conduz as investigações informa que os trabalhos irão continuar, já identificados todos os envolvidos, e o inquérito será concluído dentro do prazo legal.
NOTA DE ESCLARECIMENTO:
Foi veiculado na imprensa local que a Secretaria de Segurança Pública não teria dado a atenção necessária para o caso, o que não condiz com a realidade, assim merecendo melhor esclarecimento ao cidadão.
No que concerne aos trabalhos da Polícia Civil, a 5ª Delegacia de Polícia, unidade responsável pela circunscrição onde fato se consumou, assim que tomou conhecimento passou a adotar as providências necessárias para elucidação da autoria e a comprovação da materialidade, tendo sido instaurado inquérito policial no sábado, dia 10.
Em decorrência das investigações, reforçando o que já foi mencionado acima, cumpre informar que foram efetuadas inúmeras diligências, adentrando inclusive ao sábado e domingo. Foram apresentadas pela autoridade policial representações por prisões preventivas, internação provisória de adolescente infrator e busca e apreensão em três residências de suspeitos.
Ainda no sábado, dia 10, a vítima foi inquirida, e efetuado o formal reconhecimento fotográfico de um dos suspeitos, e naquele mesmo dia foi representado pela busca e apreensão em três residências de suspeitos.
No domingo, já com os mandados de busca e apreensão em mãos os policiais civis deram cumprimento a estes, ação esta que foi de fundamental importância para identificação de outros envolvidos, culminando com a apreensão de uma bicicleta que foi utilizada pelos investigados, e ainda, a apreensão de cocaína em uma das residências.
Ainda no domingo foi localizada uma testemunha, a qual foi formalmente inquirida, e efetuado formal reconhecimento de objeto, bem como reconhecimento de pessoa envolvida, o que foi feito na sala de reconhecimento da delegacia.
Como se vê, foram adotadas as medidas possíveis para elucidação do fato, o qual já foi praticamente elucidado, com a descoberta dos envolvidos, a situação fática esclarecida, recuperação da arma de fogo e de um dos notebooks e comprovada a materialidade, cabendo salientar que estão sendo envidados todos os esforços possíveis e admitidos em lei, prosseguindo a investigação com viso a localização dos demais envolvidos, que estão homiziados, para que sejam interrogados e indiciados, bem como buscando o encontro dos demais bens da vítima.