TERMÓPILAS - Valter Araújo se apresenta nesta quarta, diz defesa - VÍDEO

O advogado Nelson Canedo, que representa o presidente afastado da Assembleia Legislativa de Rondônia, Valter Araujo (PTB), afirmou que seu cliente vai se apresentar à Polícia Federal de Rondônia nesta quarta-feira (21). Para ele, não há nada que justifiqu

TERMÓPILAS - Valter Araújo se apresenta nesta quarta, diz defesa - VÍDEO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O advogado Nelson Canedo, que representa o presidente afastado da Assembleia Legislativa de Rondônia, Valter Araujo (PTB), afirmou que seu cliente vai se apresentar à Polícia Federal de Rondônia nesta quarta-feira (21). Para ele, não há nada que justifique uma nova prisão do deputado estadual. A ministra Maria Thereza de Assis Moura, da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou na noite de segunda-feira que Válter Araújo voltasse à prisão. Preso pela Polícia Federal no dia 18 de novembro, durante a Operação Termópilas, junto com outras 14 pessoas suspeitas de corrupção, ele foi solto por decisão da mesma ministra no começo deste mês. Nelson Canedo informou ainda que irá apresentar habeas corpus pedindo a soltura de seu cliente até as 14h desta quarta, no Supremo Tribunal Federal (STF). A assessoria de imprensa da PF de Rondônia disse que o deputado não é considerado foragido, uma vez que ainda resta locais para encontrá-lo. Ele será considerado foragido, conforme a assessoria, apenas quando esgotar todas as possibilidades de encontrá-lo.

Primeira soltura
A ministra do STJ tinha proferido anteriormente uma ordem mandando soltar Araújo no começo deste mês, mas reconsiderou a decisão após pedido do Ministério Público Federal. O MPF argumentou que, ao contrário do que haviam informado os advogados do deputado à ministra, Valter havia sido preso por "diversos outros crimes" e não "somente" por formação de quadrilha, o que lhe favorecia em termos de concessão de habeas corpus. Constam pelo menos outras seis denúncias contra o parlamentar.
O advogado Marcelo Proença, que também representa o deputado estadual, afirmou que a defesa não sabia de outras denúncias quando pediu o primeiro habeas corpus.
Cobrança de propina
Gravações do Ministério Público de Rondônia, obtidas pelo Fantástico, apontam que o presidente da Assembleia Legislativa do estado chefiava um esquema de cobrança de propina de empresários que têm contratos com o governo de Rondônia. As investigações mostram que uma das empresas envolvidas no esquema, a Romar, pertenceria ao presidente da Assembleia, Válter Araújo, e é comandada por laranjas, segundo o MP. Em uma conversa gravada com autorização da Justiça, ele cobra um pagamento do secretário adjunto de saúde, José Batista.
Pelo esquema, quem não desse dinheiro para a quadrilha não recebia pelos serviços prestados. Depois da primeira prisão, Valter Araujo foi afastado da presidência da Assembleia Legislativa. Por intermédio de seu advogado, disse que vai provar sua inocência. De acordo com a apuração da PF, o grupo praticava crimes em secretarias estaduais, principalmente na da Saúde, de Justiça e no Detran para favorecer empresas prestadoras de serviço e de alimentação em Porto Velho.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS