Com a apresentação do Batalhão de Elite do CTPM – Colégio Tiradentes da Polícia Militar ao coronel PM Cesar Comandante Geral da Polícia Militar de Rondônia e o canto do Hino Nacional, aconteceu na manhã de hoje, 2, em frente ao Quartel do Comando Geral da PM, na Avenida Tiradentes, em Porto Velho, o desfile cívico do Pólo Cinco, dentro das atividades alusivas a Semana da Pátria. Participaram do desfile, além do CTPM, a Associação Pestalozzi, Escola Turminha do Barulho, Mojuca e Clube de Aventureiros da Igreja Adventista.
A prática do civismo é uma constante. A participação de alunos nesta faixa etária constrói um valor moral e ético aos futuros jovens que estarão a frente de nossas Instituições, conhecendo e respeitando o nosso passado de lutas e de vitórias, como foi a nossa independência, observou o coronel PM Cesar, fazendo um convite a todos para o desfile de 7 de setembro que acontecerá este ano, na Avenida dos Imigrantes, a partir das 8 horas, entre a Avenida Rio Madeira e Jorge Teixeira.
A Associação Pestalozzi de Porto Velho Escola Antônio Cezar de Abreu Teixeira, tem com presidente Margarida Maria de Paula Rocha, direção geral de Janete Alves Araújo, Coordenadora Pedagógica e da Educação profissional Sâmia Suely Pedrozo Guimarães. Atualmente a Associação atende a aproximadamente 250 clientes, sendo 150 frequentando as salas de aula e oficinas profissionalizantes e 100 em atendimento clínico.
Escolinha Turminha do Barulho tem como diretora Luciana Cohen Bardella. Começou com cinco crianças e hoje conta com 200 alunos. Em sua equipe pedagógica conta com Coordenação Escola, Orientadora Educacional, Nutricionista e Psicóloga, equipe administrativa e Técnica.
Mojuca – Movimento de Juventude Católica, colégio fundado pelo padre Bononi Lodovico. É uma instituição católica ligada a arquidiocese de Porto Velho e faz parte da Associação de Escolas Católicas.
Aventureiros da Igreja Adventista do 7º Dia. O clube de aventureiros é um investimento feito no presente, mas que só poderá ser totalmente medido no futuro. Tem um crescimento equilibrado com as abelhinhas laboriosas, participantes com seis anos, luminares, participantes com sete anos, edificadores, participantes com oito anos e mãos ajudadoras participantes com nove anos.
O Pelotão de Elite foi criado em 1993 pelo então soldado PM Nery, hoje cabo PM Nery com o objetivo de juntar os melhores alunos na prática de ordem unida e representar o Colégio Tiradentes nas formaturas militares, desfiles e outras atividades cívicas e culturais. Neste ano de 2011 o pelotão alçado a Batalhão de Elite Alferes de Rondônia com mais de 200 alunos nas seguintes companhias: Companhia de Ordem Unida, Dividido em Estado Maior, Guarda Bandeira e Pelotões, Companhia de Teatro e Cinema, Companha de Dança e Pelotão dos Ex-alunos do Colegio Tiradentes.