Alta da inflação é fruto da irresponsabilidade do governo, afirma Moreira Mendes
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO), presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, saiu em defesa dos produtores rurais brasileiros hoje ao dizer que o problema da inflação não deve ser debitado à alta dos produtos agrícolas, mas sim à irresponsabilidade do governo federal na condução da economia. Esta foi uma resposta ao secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que disse nesse domingo, na festa do trabalhador, em São Paulo, que “o período de aceleração acentuada da inflação foi provocada pela alta dos preços agrícolas’.
De acordo com Moreira Mendes, o que está havendo atualmente é um aumento no preço das commodities dos produtos agrícolas no mundo todo. “O mundo passa fome, o mundo precisa de alimentos, e o Brasil é um grande fornecedor, consequentemente os preços internos também aumentam”, justificou. Ainda segundo ele, os preços dos alimentos deverão continuar subindo, não apenas devido à elevação dos preços das commodities no cenário internacional, mas porque vai haver queda na produção interna de alimentos, por conta do imbróglio em torno do Código Florestal. “O governo, irresponsavelmente, continua titubeando na condução desse negócio. Em vez de tomar medidas para que o seu partido - o PT - venha efetivamente apoiar a produção e o produtor, fica trabalhando contra o código e a favor de ONGs internacionais”, lamentou.
Farra eleitoral
Moreira Mendes disse, ainda, que vê com muita preocupação a volta da inflação, principalmente porque os mais prejudicados com um processo inflacionário no país são sempre os trabalhadores. “Lamentavelmente, a inflação tem dado sinais claros de que está chegando, e o governo tem sido muito tímido nas ações para coibir essas coisas”, criticou. Ele acrescentou que o que está ocorrendo agora é fruto da irresponsabilidade do governo passado, que na época das eleições autorizou uma gastança desenfreada, deixando a conta para o trabalhador pagar.
“Não houve uma política firme em relação ao álcool, e o resultado é a falta de álcool. Vai faltar gasolina, e o preço está aumentando porque o Brasil vai buscar fora o combustível. Isso é uma vergonha! Nesse primeiro de maio, em que deveríamos estar comemorando, todo trabalhador está de orelha em pé, pela possibilidade de volta da inflação”, finalizou.
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!