Policiais ambientais apreenderam no último final de semana na BR 364, Km 20 e 36 respectivamente, cerca de 54.671 metros cúbicos de madeira de essências diversas sendo transportadas de forma irregular. Por dois caminhões que foram apreendidos.
No primeiro a equipe de policiamento ambiental comandada pelo cabo PM Cruz apreendeu no km 20 da BR 364, sentido Jaci-Paraná, um caminhão trucado e aproximadamente 42.113 metros cúbicos de madeira serrada das essências: Ucuubarana e Libra, sendo transportadas de forma irregular, com documentação em desacordo com o que preceitua o art. 46 da lei 9.605/98 (lei de crimes ambientais) e artigos 18 parágrafo único e 29 da portaria Estadual 171/GAB/SEDAM.
O policial disse que ao conferir a documentação apresentada pelo condutor do veiculo a placa do caminhão era diferente da que constava na Guia Florestal. Configurando o crime de transporte irregular de madeira.
Outro
Na segunda a patrulha ambiental comandada pelo cabo PM Rubens, apreendeu no km 36 da BR 364, em frente ao Balneário do Souza, cerca de 12.558 metros cúbicos de madeira serrada, das essências Faveira Ferro e Tauari. Ao conferir a documentação apresentada pelo condutor do veículo, o comandante da operação cabo PM Rubens, constatou que as essências transportadas não eram as mesmas descritas na Guia de Transporte Florestal (GF3) apresentada a equipe de fiscalização ambiental pelo condutor do veículo, configurando o crime de transporte irregular de madeira. Ambas foram registradas na Central de Policia e Todo o material apreendido depositado no pátio do Batalhão Ambiental em Candeias do Jamari.