A briga aconteceu no distrito de Terra Caída, região do baixo Madeira, Zona Rural da capital no inicio da noite de quinta - feira (17). De acordo com uma testemunha que estava na companhia da vitima, tudo ocorreu quando infrator e vitima se encontraram e passaram a ingerir bebida alcoólica, quando acabaram entrando em contradições.
Segundo boletim de ocorrência a vitima foi identificada como Cícero Procópio de Sousa (46) e o acusado como Sebastião Pinto de Oliveira (57). A principal causa da desavença foi uma divida que Cícero possuía com Sebastião, que para ser quitada pediu que o mesmo colhesse alguns cachos de banana.
Após ter o pedido negado, Sebastião se armou de um facão e passou a desferir vários golpes em Cícero, uns dos golpes atingiram profundamente a costa e a cabeça da vitima que caiu no solo desmaiada. O homicídio só não foi consumado, porque a testemunha evitou jogando a arma utilizada em um matagal, mais mesmo assim enfurecido o homem pegou outro facão e partiu em direção ao desafeto para terminar o serviço.
Após sofrer o atentado, Cicero foi socorrido por uma ambulância de São Carlos até o pronto socorro do hospital João Paulo II, onde foi atendido e não corre risco de morte. Sebastião ficou escondido em sua residência, mas logo foi descoberto por policiais civis e militares que lhe deram voz de prisão e o conduziram até a Central de Policia, onde foram tomadas as medidas de praxe.