Operação encontra madeireiras fantasmas em Rondônia

Operação encontra madeireiras fantasmas em Rondônia

Operação encontra madeireiras fantasmas em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Operação de fiscalização realizada pelo Ibama nos meses de maio e junho no município de Buritis, em Rondônia, confirmou a atuação de empresas fantasmas para regularizar madeira extraída ilegalmente da Floresta Nacional do Bom Futuro, que já foi devastada em um quarto de sua área. O órgão não divulgou a quantidade de empresas fantasmas identificadas porque elas ainda estão sob investigação. Ao todo, foram aplicadas 107 multas que somam R$ 10,92 milhões. Além disso, foram apreendidos 5.200 metros cúbicos de madeira, o suficiente para encher mais de 200 caminhões.

A confirmação de uma madeireira como fantasma se dá quando os fiscais vão ao endereço em que ela está registrada e verificam que ela não opera no local, embora declare a movimentação de produtos florestais nos sistemas de controle do governo. O volume de madeira declarado de forma fraudulenta é usado para "esquentar" madeira ilegal em outro local.

As empresas fantasmas, que estão ativas no Cadastro Técnico Federal (CTF) e no Cadastro de Exploradores e Consumidores de Recursos Florestais (Ceprof) da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) emitem notas frias e movimentam milhares de metros cúbicos de madeira ilegal, segundo o Ibama. Elas terão seus cadastros cancelados.

Ainda segundo o órgão ambiental, das 112 madeireiras no município que não são fantasmas e estão registradas junto ao governo federal, 57 não existem fisicamente (ou seja, não têm instalações). Das 55 existentes, 14 estão inoperantes e apenas 43 estão ativas.

Todas as empresas operantes encontradas pela fiscalização em Buritis cometiam algum ilícito ambiental e foram autuadas. Seis delas foram embargadas e lacradas.

A ação mobilizou o Ibama, a Polícia Federal, a Força Nacional e o Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS