Uma patrulha da PM atendendo chamado do CIOP (Centro Integrado de Operações Policiais) se deslocou até rua Teixeirinha, bairro Marcos Freire, zona Leste de Porto Velho, onde foi verificar uma ocorrência de tiros com vítima. Ao chegar no local, encontrou um rapaz ferido à bala, identificado como Edson Marques de Souza, 22 anos.
De acordo com relato do Boletim de Ocorrência nº 2862/2009, quando os policiais chegaram Edson já estava sendo atendido pela equipe de pronto-atendimento da SAMU, que o conduziu ao Hospital João Paulo II.
Em contato com populares e parentes, testemunhas do ocorrido, a vítima, Edson, se encontrava na casa vizinha onde ocorreu o tiroteio com outros rapazes, quando em dado momento foram ouvido vários disparos e uma confusão no local. Ferido, Edson pediu ajuda na casa vizinha, onde ficou até a chegada da SAMU e da Polícia Militar.
No local os policias foram informados que o possível responsável pelos disparos seria outro rapaz, identificado como Gelson Coelho de Oliveira. Supostamente os dois comercializavam droga no local.
Com o endereço do suposto acusado, os policiais foram até a residência de Gelson, mas não encontraram ninguém no local, localizando apenas a CTPS, carteira de trabalho e previdência social jogado na calçada.
No Hospital João Paulo II Edson se encontrava em cirurgia, pois havia sido alvejado com tiros no pescoço, braço direito e abdome (lado direito). Os policiais fizeram uma pesquisa nominal de Edson na POLINTER e foi descoberto que ele possuía u m mandado de prisão em desfavor, expedido em 17/03/2009 pela juíza substituta, Keila Alessandra Roeder, do processo nº 501.2006.013157-3.
Diante dos fatos foi dada voz de prisão a Edson. Foi solicitado ofício a SEJUS requisitando a devida escolta do apenado no hospital, tão logo receba alta hospitalar seja apresentado a autoridade policial de plantão para cumprimento do Mandado de Prisão.