O agricultor Esmeraldino Ferreira do Amaral, 69 anos, que morava na zona rural de Ouro Preto do Oeste, morreu quando fazia uma derrubada em seu próprio lote rural. A central de operações da 2ª Cia de Policiamento Ostensivo foi acionada e juntamente com uma guarnição do Corpo de Bombeiros compareceram ao local do fato, mas ao chegarem já encontraram a vitima sem vida debaixo de uma tora de árvore em uma cena trágica restando apenas o resgate do corpo do agricultor Esmeraldino.
Segundo relato do filho da vitima o também agricultor Jueci Ferreira Amaral, o seu pai estava fazendo uma derrubada na fundiária do lote pertencente à família enquanto que o mesmo foi apartar um gado e ao voltar deparou-se com a cena trágica no qual o agricultor Esmeraldino estava caído e sobre o corpo uma pesada tora.
O agricultor estava serrando um tronco de árvore, mas antes de terminar o serviço à árvore se partiu vindo a surpreender a vitima que não teve chance de correr tendo sido esmagado. Segundo o laudo do médico legista Ricardo Dias Ilivi o agricultor teve afundamento de tórax e fraturas expostas nos braços e pernas. Os acidentes envolvendo derrubadas de árvores é cada vez mais freqüentes nas cidades do interior de Rondônia e como recomendação para que os agricultores busquem evitá-lo o comandante do Corpo de Bombeiros local sargento – BM De Souza orienta que se usem os equipamentos de proteção individual em caso de derrubada com motosserra. Segundo o sargento – BM De Souza Os procedimentos para a derrubada (ou o corte) de uma árvore variam muito, conforme ela esteja localizada na cidade ou no campo. “Aprenda a avaliar a árvore que vai ser abatida: observe o seu tamanho, diâmetro, estado, posição em relação às vizinhas, etc. Assim, por exemplo, se o seu diâmetro for cerca de duas vezes maior do que o tamanho da lâmina da motosserra, isto irá requerer uma técnica especial de corte”, orienta o comandante que recomenda ainda limpeza em redor da árvore, escolha da direção do tombamento, escolha da rota para uma possível fuga, uso da técnica de corte apropriada e o que é importante verificar a presença de áreas podres ou ocas no tronco.