O operador de máquinas pesadas Antônio Ferreira Queiroz, 52, morreu ontem à tarde esmagado embaixo da retroescavadeira em que trabalhava, depois que a máquina caiu de cima de uma carreta em movimento e capotou por duas vezes. A máquina caiu em cima dele e deixou apenas as pernas à vista.
O acidente ocorreu na RR-205, que liga Boa Vista ao Município de Alto Alegre, entre o igarapé Au-Au e a maloca do Sucuba. O delegado Luciano Silvestre prendeu o motorista da carreta, Francisco Coleta de Menezes Filho, 42, e o indiciou por crime de homicídio culposo. Depois de prestar interrogatório, ele foi solto.
O delegado informou que o operador trabalhava para a empresa de terraplanagem Atlântica, terceirizada do Estado, e estava executando serviço de tapa-buracos na rodovia. Conforme declarações de Francisco à polícia, eles iam retirar barro quando ocorreu a fatalidade. Minutos antes, ele havia parado a carreta para que Antônio subisse com a retroescavadeira no caminhão para ser levado até o barranco.
Ele chegou a pedir a Antônio que fosse para a boleia da carreta, mas o operador disse que ia na cabine da retroescavadeira, que permaneceu em funcionamento em cima da carreta, pois “queria pegar vento”. Durante o percurso, pouco antes de ocorrer o acidente, Francisco disse que chegou a ver Antônio pelo retrovisor colocar a cabeça para fora da cabine.
Em seguida, percebeu que a retroescavadeira se movimentou para trás e, antes que fizesse qualquer coisa, já foi surpreendido com a máquina pesada caindo e capotando na estrada. Ele parou e viu que a retroescavadeira tinha caído em cima do amigo, que ficou apenas com as pernas para fora.
Ele ligou para o chefe e avisou sobre o acidente. O chefe pediu que retornasse para pegar um trator para poder retirar a retroescavadeira de cima de Antônio. O delegado interceptou Francisco ainda no caminho e mandou que retornasse até o local do fato para que fosse feita a perícia.
Segundo o delegado, o corpo de Antônio ficou desfigurado devido ao esmagamento e foi preciso fazer a consulta da impressão digital para confirmar a identidade.