No mês de abril o Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP) registrou 5736 ocorrências, o maior número de registros ficou para a ocorrência de Vias de Fato, em seguida Lesões Corporais e em terceiro lugar Solicitação de Policiamento.
De acordo com o responsável pelo CIOP, major Severo, as dez ocorrências mais solicitadas no mês de abril foram: Vias de Fato (592), Lesões Corporais (420), Solicitação de Policiamento (389), Roubo à Pessoa (290), Perturbação do Sossego (276), Tentativa de Furto (275), Acidente de Veículos com Lesões (231), Ameaça (228), Furto (226) e Furto em Residência (197).
Percebe-se que o CIOP recebe mais chamados durantes os finais de semana, como por exemplo, na última sexta-feira, 11, foram recebidos 202 chamados, que geraram 38 prisões e 58 registros, no sábado a situação esse número sobe para 260 chamados, que geraram 48 prisões e 76 registros, no domingo foram 201 chamados, com 35 prisões e 69 registros, já na segunda-feira o número cai para 125 chamados, resultando em 15 prisões e 50 registros.
O CIOP tem por objetivo centralizar as informações para melhor distribuir os chamados da população, dessa forma integra as ações da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, em um único espaço. Assim a central dotada de instrumental recebe essas ligações, processa os dados por meio de uma rede de informações de alta tecnologia, localiza a viatura que corresponda ao serviço e que esteja mais próxima para atender a solicitação.
O CIOP está equipado com oito câmeras, que mostram a movimentação em tempo real, durante 24 horas por dia, de seis pontos da cidade de Porto Velho. Em breve mais quatro novos CIOP serão implantados em Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena. A implantação do CIOP ainda contribui com a política de integração adotada pelo Governo do Estado para a segurança pública.