*A Operação São Cristóvão, determinada pelo secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), major Evilásio Silva Sena Júnior, obteve resultados positivos, com relação à redução de veículos furtados e à diminuição do tráfico de substâncias entorpecentes e, por isso, irá prosseguir atuando na capital, bem como, em outras regiões do estado.
*De acordo com o secretário de Segurança, se comparado o mês de fevereiro de 2007, com o mesmo mês do ano anterior, a redução do número de motocicletas furtadas foi de 50% e de veículos furtados foi de 80%.
*"Em 2006 foram furtados 31 motocicletas e 11 carros, neste ano foram 16 motocicletas e dois carros furtados", afirmou o delegado Hélio Teixeira Lopes Filho, um dos coordenadores da Operação São Cristóvão.
*O delegado Thiago Araújo Laiola, também responsável pela coordenação da operação, declarou que a droga apreendida durante a operação implicou na diminuição substancial da quantidade de substância entorpecente traficada na capital. "Foram diversas pessoas presas em flagrante portando significativas quantidades de drogas", completou o delegado.
*O diretor da Polícia Civil, Morio Ikegawa, destacou que no total da operação foram apreendidos quatro veículos, dezessete quilos e oitocentos e setenta e seis gramas de cocaína, cinco mil e seiscentos CDs piratas, treze mil e duzentos DVDs piratas, três revólveres, uma espingarda, a importância de R$ 2.280,40, além da prisão de 18 pessoas.
*"Pelos resultados obtidos não temos dúvidas que a Operação São Cristóvão correspondeu com as expectativas, devendo outras operações policiais ser implantadas em todo o Estado de Rondônia, principalmente, nas rodovias usadas como 'corredores' de passagem de substâncias entorpecentes e transporte de veículos furtados e/ou roubados", informou major Sena. Ainda conforme o secretário, está sendo feito um levantamento sobre as áreas críticas, onde serão também realizadas operações semelhantes.
*
Operação São Cristóvão
*A Operação São Cristóvão foi desencadeada dia 26 de janeiro deste ano, na BR-364, km 126, na localidade denominada Embaúba, Distrito de Jacy Paraná, no município de Porto Velho.
*A barreira policial foi montada com três equipes policiais (Denarc de Porto Velho, Denarc de Guajará-Mirim e uma equipe mista das Delegacias Especializadas Sobre Furtos de Veículos e sobre Crimes Contra o Patrimônio), com escala de plantão de 24 horas e supervisionada pelos delegados Thiago Araújo Laiola e Hélio Teixeira Lopes Filho.
*"A operação montada tinha como principal foco à apreensão de substâncias entorpecentes, armas de fogo, veículos furtados e/ou roubados, apreensão de produtos piratas, prisão de fugitivos, objetivando impedir a entrada de criminosos no Estado através da rota Rondônia-Acre", explicou Thiago Laiola.
*De acordo com o delegado Hélio Teixeira Lopes Filho, os condutores e passageiros de veículos pequenos, ônibus e táxis eram submetidos a uma minuciosa revista e a verificação de documentos via Polinter/Infoseg. "As bagagens de mão também eram revistadas e os suspeitos de estarem levando drogas em suas vestes ou partes íntimas eram convidados a dirigirem-se até um trailer da polícia para a realização de uma revista íntima", completou o delegado.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Criança de nove anos é agredida em assalto em Ariquemes
*
Mãe grávida de quatro meses salva filha de ataque de Rottweiler