Uma guarnição de patrulhamento fluvial da PM atendeu em solicitação do Conselho Tutelar do Município de Candeias do Jamari, no final da manhã de terça-feira (29), onde se dirigiu até um local chamado Sítio Praia das Antas – localizado na margem direita do rio Candeias - em busca de Valdir Barros Cardoso, 40 anos. Encontrou um homem que dizia se chamar Raimundo Nonato, mas em seguida confessou que era ele o homem que os policiais buscavam.
Os policiais então pediram para entrar na casa de Valdir e revistá-la, pois constava denúncia contra o mesmo de que era homicida e que mantinha uma arma de fogo. Perguntado sobre a veracidade de que havia cometido tal crime, Valdir confirmou aos agentes. Depois afirmou aos policiais que realmente tinha uma arma de fogo, autorizando os policiais a revistarem sua casa.
Conforme histórico do Boletim de Ocorrência nº 731/2008 durante a revista foram encontrados dois revólveres. Perguntado se as armas pertenciam à ele, Valdir disse que eram de seu patrão, Leonardo Bentes da Silva. Em seguida foi dada voz de prisão à homicida e foi conduzida sob tutela do Conselho Tutelar a sua filha, para providências cabíveis.
Valdir foi apresentado na Central de Polícia, para que seja tomada as devidas providências legais.