O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) solicitou à Justiça Federal nesta quarta-feira (19) a anulação das provas de Conhecimentos Gerais I e Redação do vestibular 2008 da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizadas no dia 9 de dezembro, e a suspensão da prova de Conhecimentos Gerais II, prevista para o dia 23 deste mês.
A ação civil pública pede também que a Ufam adote medidas de segurança durante a aplicação dos exames, como a permanência dos três últimos candidatos na sala, para assinatura de ata de ocorrências; a disponibilização de formulários a todos os candidatos para inclusão de ocorrência em ata; e o recolhimento de aparelhos eletrônicos durante a realização das provas.
O MPF/AM pediu à Justiça que a suspensão da prova de Conhecimentos Gerais II seja feita em decisão liminar, diante do curto prazo até a data prevista pela Ufam para a realização da terceira prova.
Motivações
O pedido do MPF teve por base a representação de 11 candidatos que participaram do processo seletivo da Ufam e um abaixo-assinado de outros 125 candidatos, que motivaram a abertura de um procedimento administrativo.
Irregularidades
Em depoimento, os candidatos relataram diversas irregularidades ocorridas durante o primeiro dia de provas do vestibular em vários locais distintos. Entre os problemas registrados pelos candidatos estavam lacres violados ou envelopes fechados com fita adesiva apenas; fiscais que não entregaram a prova de redação e orientaram candidatos a dissertarem sobre temas livres, entre outras.
O pedido está sob análise na 2ª Vara Federal.