*O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), major Evilásio Sena, participou, na última sexta-feira, 17, da 17ª Reunião Ordinária realizada pelo Consesp (Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública), no Palácio Piratini, sede do Governo do Rio Grande do Sul.
*Na ocasião estavam presentes os representantes da área da segurança dos 26 estados brasileiros, quando foram discutidas as soluções para os problemas do setor, tendo como base as experiências administrativas expostas por cada um dos representantes.
O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, enfatizou a importância do fortalecimento da integração entre Estado, União e municípios para o desenvolvimento de políticas de aperfeiçoamento da segurança pública.
*De acordo com major Sena, esse intercâmbio com outras secretarias de segurança é fundamental para a troca de experiências, além de ser uma boa oportunidade para viabilizar e discutir novos projetos.
*
Senasp
*Ainda conforme o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), major Evilásio Sena, foi estabelecido durante a 17ª Reunião do Consesp que as secretarias estaduais de segurança não irão mais enviar para a Secretaria Nacional de Segurança (Senasp) as informações estatísticas sobre a criminalidade até que a Senasp defina os critérios de tabulação dos dados repassados pelas secretarias.
*A medida foi tomada porque no último anuário de estatísticas divulgado pela Senasp, nas vésperas das eleições de 2006, continham erros nos resultados numéricos de quase todos os estados da Federação.
*Segundo o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, os desacertos mais comuns foram o de duplicidade de ocorrências, que aumentaram de maneira errônea os indicadores da violência. Em decorrência disso, a Senasp perde sua credibilidade como fonte de consulta e os problemas da segurança não podem ser combatidos de maneira eficaz.
*Homenagem
*O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), major Evilásio Sena, também foi homenageado no Rio Grande do Sul, quando recebeu o Troféu de Reconhecimento, uma vez que Sena faz parte das autoridades que contribuíram com as atividades relativas à Segurança Pública.
*O Troféu de Reconhecimento foi recebido dentro das comemorações dos 169 anos da Brigada Militar, durante solenidade no Quartel do Comando-Geral da corporação.