Disfarçando com cuidado seus passos dois homens caminham na noite e se preparam para furtar um veículo no Centro de Manaus. Um deles se aproxima para quebrar o vidro lateral e em seguida tentar retirar o máximo possível de objetos de dentro do veículo. A ação dos acusados é rápida e eles ainda desligam o alarme do carro, para com tranqüilidade, apanhar os objetos.
*Tudo teria dado certo para os assaltantes se no local não houvesse uma câmera eletrônica, do sistema de segurança implantado na cidade. Toda a ação da dupla de assaltantes foi filmada e acompanhada pela central de monitoramento do Departamento Integrado de Operações de Segurança (Diops).
*Imediatamente a Central acionou a Polícia Militar e uma guarnição próxima atendeu a ocorrência efetuando a prisão dos acusados em flagrante delito. Da tentativa de roubo à prisão o tempo foi de apenas cinco minutos.
*Cobrindo uma vasta extensão das principais vias de movimentação de veículos e pessoas, esse importante instrumento a serviço das polícias do Estado completou um mês de operação e já registrou centenas de ocorrências contribuindo para reduzir o índice de criminalidade e violência na capital.
*De acordo com o secretário de Segurança Pública, Francisco Sá Cavalcante, que apresentou o balanço desse primeiro mês de atividades, essa ocorrência do Centro é um exemplo de algumas, que são registradas todos os dias pelos operadores da SSP para fazer a captação dos fatos de interesse para a segurança pública. Somente neste primeiro mês, o sistema já flagrou aproximadamente 103 pessoas. Ele destacou que além de inibir as ações, as imagens servem como prova e são utilizadas para condenar os acusados.
*Acidentes de trânsito, tráfico e consumo de entorpecentes e roubos foram os mais verificados nesse período, com 63 registros, o equivalente a 61% dos casos.
*O secretário destaca ainda que o sistema também presta outros relevantes serviços, além daquele específico da área de segurança pública. Como os acidentes de trânsito, em que o Diops aciona de imediato todos aqueles que têm envolvimento com o assunto, como a perícia, os bombeiros e a saúde.
*O banco de imagens já mostrou um importante elemento auxiliar nas investigações da Polícia Civil. Recorrendo ao arquivo de imagens, os investigadores conseguiram identificar autores de ações criminosas que não tinham sido percebidas pelos operadores das câmeras em um primeiro momento.
O projeto de vigilância da cidade prevê a instalação de mais 300 câmeras, número apontado por estudos da SSP para uma cobertura eficiente de todas as principais vias de escoamento do trânsito e entrada e saída de Manaus, além da área fluvial. *“Na verdade, essas câmeras fazem parte de um projeto macro de policiamento que estamos preparando para a cidade. Isso passa pela interligação de todas as unidades dos órgãos de segurança por meio de uma rede lógica de informática, o que vai resultar em ganho de tempo e de recursos na hora de executar as ações próprias da segurança pública”, disse o secretário.