Operação Daniel: Analista ambiental ´Daniel´ entregou máfia dos madeireiros à Polícia Federal

Operação Daniel: Analista ambiental ´Daniel´ entregou máfia dos madeireiros à Polícia Federal

Operação Daniel: Analista ambiental ´Daniel´ entregou máfia dos madeireiros à Polícia Federal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A exemplo do jovem Daniel que, conforme passagem bíblica, sofreu todo tipo de tentações ao mudar-se para Babilônia, um analista ambiental recém-empossado passou por assédios e coações de colegas, lobistas e madeireiros para que “colaborasse” com esquema de corrupção, há anos em funcionamento em Rondônia. O “Daniel” do Ibama mantém o anonimato por questão de segurança dele - resistiu ao assédio e ajudou a Polícia Federal a desmantelar a quadrilha. *O servidor recebeu propostas indecorosas e até ameaças de morte. “Ou você aceita este esquema ou vai morrer, a vida aqui não vale nada”, disse-lhe um dos servidores corruptos que teve a prisão decretada na Operação Daniel, deflagrada, nesta manhã, em Ji-Paraná (RO). Com conhecimento da Polícia Federal, da direção do Ibama e autorização judicial, o atual “Daniel” simulou conivência com a quadrilha. *Chegou a receber mais de R$ 20 mil em propina para sumir com a primeira via de Autorizações de Transporte de Produtos Florestais - irregularidade comum praticada pelos cooptados - para evitar a comprovação de venda de madeira em volume superior ao que a empresa estava legalmente autorizada a explorar. Em geral, a madeira era ilegalmente extraída de unidades de conservação e de terras indígenas em Rondônia. O principal destino: Santa Catarina. *As conversas com os corruptores estão registradas em 36 vídeos, gravados com autorização judicial. As cenas são chocantes. “Este servidor merece muito destaque”, elogiou o diretor executivo da Polícia Federal, Zulmar Pimentel, aos mais de 200 policiais federais reunidos em Ji-Paraná antes do início da operação. O diretor comparou a coragem do analista ambiental ao do jovem Daniel, por isso a operação foi batizada com este nome. Na passagem bíblica, Daniel é jogado na cova dos leões, com outros três jovens, mas nada aconteceu a eles por terem resistido às tentações. No caso do jovem servidor, uma vez encerrado o trabalho em Ji-Paraná, ele será removido para outro estado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS