*Uma denúncia anônima ao delegado titular de Brasiléia, Cleilton Videira, levou a polícia a identificação de diversas pessoas envolvidas com a exploração sexual de menores. De posse de mandados de busca e apreensão, os policiais foram à casa de José Dias de Freitas, situada na Rua Ayrton Senna, bairro Leonardo Barbosa.
*Com os mandados em mão, a equipe entrou na casa do suspeito e, após uma minuciosa busca, conseguiu encontrar várias fotos com o conteúdo explícito dos abusos. Até então, tudo corria normalmente não fosse por um detalhe: 11 das fotos encontradas continham uma menor praticando sexo com um adulto, inclusive a câmera fotográfica que registrava as cenas de sexo explícito.
*Indignação - O delegado disse estar indignado com o conteúdo das fotos que foram lacradas e encaminhadas ao juiz da Comarca de Brasiléia. Outros detalhes que chamou a atenção nas fotos foram às poses sensuais de várias mulheres em uma espécie de palco de strip-tease.
*Havia também várias imagens de meninas fotografadas momentos antes ou após praticarem sexo. Elas aparecem com um suspeito em cima de uma cama e seminuas. Outra foto que vai ser usada para incriminar os acusados é de outra menor em pose sensual no palco.
*A fotografia mostra uma jovem se acariciando com uma criança de cerca de cinco anos rindo e olhando do lado da cama. Para complicar mais ainda a vida dos pedófilos, foram encontrados vários negativos com diversas pessoas também praticando sexo com jovens.
*Flagrante - Algumas meninas que estão posando nas fotos suspeita-se que são garotas de programas que trabalham em bordéis espalhados pela cidade de Cobija (Bolívia). O principal suspeito encontra-se foragido e, segundo o delegado Cleilton, é apenas questão de tempo para prendê-lo.
*A prática de pedofilia vai levar os envolvidos a responderem por exploração se-xual de menores, além do enquadramento ao art. 244-A da Lei nº 8.069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A polícia suspeita que parte das fotos tenham sido vendidas na Bolívia.
*No material apreendido aparecem, além das fotos, muitos negativos que contêm fotografias de crianças seminuas e jovens em poses de sexo explícito. "Todos os negativos e fotos encontrados na casa de João Dias de Freitas serão encaminhados a Capital para serem reveladas. Só assim saberemos quem está envolvido. Já estávamos investigando esse delito há muito tempo e somente agora obtivemos êxito" disse Cleilton Videira.
*Nomes - Alguns nomes não foram divulgados para não comprometer as investigações. Como o principal suspeito não se encontrava em casa, provavelmente já sabe que está sendo procurado pela Justiça, talvez tenha fugido para o lado boliviano, procurando guarida em casas de amigos.
*Outro ponto que foi questionado foi onde as fotos foram reveladas. Como Brasiléia e Epitaciolândia não possuem um laboratório de revelação, provavelmente foram reveladas na cidade de Cobija. A polícia suspeita que o material fotográfico esteja em mãos de pessoas estranhas em outros países ou em 'sites' pornográficos espalhados na internet.