A Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Rondônia ? ASOF, diante das críticas infundadas sobre a atuação da Polícia Militar nas manifestações ocorridas nos dias 17 e 18, vem expressar seu apoio à Comandante Geral, Coronel PM Angelina Ramires, e aos Oficiais que comandaram o policiamento.
*Imputar à Comandante Geral e ao comando do policiamento responsabilidade pelos tumultos ocorridos é ser leviano e oportunista, e querer desviar a atenção das verdadeiras causas da revolta popular.
*A ação imparcial da Corporação, no cumprimento de suas atribuições legais e em estrito respeito aos direitos constitucionais, possibilitou o funcionamento regular dos órgãos públicos, concomitantemente com a livre manifestação do pensamento.
*A garantia da vida e da integridade física de todos os envolvidos, manifestantes, servidores, parlamentares e policiais militares, foi plenamente atendido pelo firme e correto comando dos Oficiais, que estabeleceram o diálogo entre as partes, mesmo quando foram alvo de agressão com pedras e bombas incendiárias, somente sendo autorizado o emprego da força quando um grupo de manifestantes deliberadamente propensos a criar tumulto, tentaram romper o isolamento e entrar na Assembléia Legislativa.
*O emprego da força foi moderado e suficiente para conter a invasão, não ocorrendo abusos ou excessos.
*Os Oficiais da Polícia Militar, apesar de toda a sorte de deficiência para realizar seu trabalho, deficiência que é sentida por toda a população do Estado no dia a dia de nossa missão, empregaram com eficiência os recursos disponíveis e cumpriram com eficácia a missão.
*Os danos materiais sofridos pelos órgãos públicos são insignificantes perante o dano sofrido à imagem do Estado, ao amor próprio e dignidade dos cidadãos de bem de Rondônia.
*Reiteramos nosso apoio e confiança na Coronel PM Angelina, e nos solidarizamos com os Oficiais que exercem função de comando na Corporação.
*Porto Velho, RO, 19 de maio de 2005
*NILSON APARECIDO DE SOUZA ? Cap PM
*Presidente da Associação de Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros Militar