O advogado Elsimar Santiago de Melo Júnior foi preso na manhã de ontem por ordem da juíza de Direito da Vara Criminal de Sena Madureira, Thaís Borges de Oliveira, por infração ao artigo 344 do Código Penal (Coação no Curso do Processo), que tem pena prevista de 1 a 4 anos de reclusão, por ter induzido uma testemunha em um processo criminal, que tramita na cidade de Sena Madureira, a dizer outra versão da que foi declarada em inquérito policial.
*O advogado, conforme apurou o repórter Ronaldo Duarte, defende os acusados de terem assaltado a casa do empresário José Mamed. Após a audiência que ocorreu ontem no Fórum de Sena Madureira, o advogado Elsimar Santiago teve contra si decretada sua prisão preventiva por ter coagido testemunhas em outro processo criminal que tramita naquela cidade.
*A testemunha, que prefere ficar em anonimato, afirma que o advogado teria ido mais de duas vezes em sua casa e forçado a mentir perante o juiz daquela Comarca, afirmando que era para a testemunha dar outra versão dos fatos, pois a mesma não sabia com quem estava mexendo. Conforme a testemunha, até mesmo no dia da audiência perante o juiz, o advogado Elsimar Santiago teria ido à casa da testemunha, no intuito de pressioná-la a mentir na audiência.
*O advogado encontra-se preso em uma das salas do Quartel da Polícia Militar de Sena Madureira, aguardando o pronunciamento da Justiça local. Posteriormente, o inquérito policial será remetido ao Ministério Público Estadual para análise, sendo depois encaminhado a Justiça para apuração dos fatos.