*A Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) se colocou favorável à aprovação do Projeto de Lei nº 2266/2006 que dispõe sobre a Lei Seca no município de Porto Velho, hoje, 3, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal da Capital.
*De acordo com o secretário de segurança, major Evilásio Sena, a secretaria vai dar todo o suporte necessário para a fiscalização da Lei, se for aprovada. “A Sesdec está pronta para contribuir com a fiscalização do comércio de bebidas alcoólicas e ainda espera que o projeto seja estendido para todos os locais que possuem essa finalidade”, declarou Sena.
*O delegado Edson Simões disse que a segurança plena só será alcançada se houver o envolvimento da Prefeitura de Porto Velho. “O projeto já contribui com a diminuição da criminalidade, mais ainda assim é preciso que o poder público municipal crie mais ações para o combate dos crimes, como, por exemplo, zelar pela iluminação pública, acabar com os terrenos baldios e as obras abandonadas, além de investir em educação e esportes”, exemplificou o delegado.
*O antigo secretário de segurança e atual deputado estadual, Paulo Moraes, chegou a estudar esse projeto quando administrava a pasta, porém recuou, em razão da grande polêmica sobre o assunto considerou que o projeto deveria ser próprio dos municípios.
*A Lei nº 2266/2006 proíbe o comércio de bebidas alcoólicas após às 22h, nos estabelecimentos comerciais onde existem os maiores índices de criminalidade, em Porto Velho.