Atingido com um tiro no abdome durante tentativa de assalto frustrado a dois policiais civis na noite de quarta-feira, no bairro Silvio Botelho, o desocupado Cleuto Braga da Silva, 19, apelidado de Peitão, continua internado no Pronto Socorro Francisco Elesbão e não corre risco de morte. Algemado à cama, ele está sob escolta policial e assim que receber alta será encaminhado para o presídio.
*Peitão foi autuado em flagrante pelo delegado Alberto Alencar da Silva e incurso no artigo 157 (assalto) e parágrafo 3º (tentativa de homicídio) do Código Penal Brasileiro. Ele também é acusado de participação em outro assalto, ocorrido no dia 23 deste mês, em que a vítima, o também policial civil Emerson Medeiros foi baleado com um tiro na cabeça.
*Conforme o delegado titular do 4º Distrito, René de Almeida, as equipes de operação do seu distrito, do Dopes e Nrfvat estão nas ruas em busca de localizar e prender o comparsa de Peitão.
*Segundo relataram em seus depoimentos, os policiais João Nilson Cruz, lotado na delegacia do Município do Cantá, e Francisco Rodrigues, este do 3º Distrito, era por volta das 20h de quarta-feira quando Peitão e seu comparsa chegaram a pé e anunciaram o assalto. Com armas apontadas para as vítimas, os bandidos exigiam que lhes entregassem as chaves de suas motos.
*Sem esboçar reação, os policiais atenderam aos ladrões e, no instante em que tentaram fugir, os agentes se identificaram como policiais dando-lhes voz de prisão e mandando que os mesmos jogassem as armas no chão. Peitão e seu comparsa não obedeceram e atiraram contra os policiais, que no ato de se defender revidaram acertando um dos bandidos. Mesmo baleado, conseguiu fugir correndo, junto com o outro elemento, deixando as motos no local.
*A partir desse momento, policiais civis e militares iniciaram buscas por todo o bairro na tentativa de localizar e prender os dois bandidos, mas somente Peitão acabou descoberto ao chegar no Pronto Socorro, algum tempo depois levado por seu tio Cipriano Costa Ferreira Filho, que mora cerca de 300 metros do local do assalto.
*Ao ser interrogado, Cipriano informou aos policiais que o sobrinho chegara em sua casa baleado e, diante da situação, decidiu levá-lo ao hospital. O familiar informou ainda que Peitão tem várias passagens pela polícia. Já no hospital, ele foi reconhecido pelas vítimas e recebeu voz de prisão em flagrante no mesmo momento.
*Baleado no abdome, Peitão recebeu os primeiros atendimentos no Pronto Socorro e foi submetido a uma intervenção cirúrgica. Segundo informações de profissionais da unidade hospitalar, devido ao ferimento provocado pelo projétil, ele perdeu um dos rins, mas se recupera bem.
*CASO EMERSON – Segundo o delegado titular do 4º Distrito, René de Almeida, as investigações em torno do caso do policial Emerson, baleado na cabeça por dois bandidos num assalto em que levaram sua moto Twinster preta, o nome de Peitão já havia sido revelado nas investigações.
*“No primeiro momento que foi reconhecido no hospital, Peitão também confessou sua participação nesse assalto, informando que o outro bandido, que não teve o nome revelado pela polícia, foi quem atirou na cabeça de Emerson”, disse o delegado, enfatizando que o aparelho policial está empenhado em elucidar os dois casos.