O Grupo de Investigação e Captura (GIC), da Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), recapturou mais dois foragidos do presídio Edivan Mariano Rosendo, o Urso Panda, no início da noite de ontem, 28, durante diligência em Candeias do Jamari e Porto Velho.
*De acordo com o delegado do GIC, Jeremias Mendes de Souza, a polícia teve a informação sobre três foragidos do Urso Panda que estariam numa fazenda às margens do Rio Candeias. Ainda conforme o delegado, o GIC saiu às 3h30 de Porto velho chegando na fazenda às 5h.
*Ao chegar na fazenda, localizada no Rio Candeias sentido Acre, na linha 32, vários funcionários foram identificados e entre eles estava a irmã de José Luiz Marques (foragido), que levou os policiais até o local onde estavam os foragidos.
*As mulheres dos foragidos quando perceberam a presença da polícia avisaram os fugitivos e, neste momento, começou a troca de tiros. Os detentos conseguiram fugir para a mata. A polícia também foi para o matagal, mas não obteve sucesso.
*O GIC então armou uma emboscada, uma vez que fingiu ter ido embora. A estratégia deu certo, pois os foragidos voltaram ao local.
*Assim foram recapturados José Luiz Marques, 25 anos, condenado por latrocínio e Adriano Rebouças dos Santos, 23 anos, condenado por assalto a mão armada. Adriano dos Santos foi localizado em Porto velho, no bairro Nova Porto Velho.
*O foragido Ismael Ferreira da Silva vulgo “bel”, 25 anos, conseguiu fugir. Entretanto, o delegado garantiu que conseguiu levantar várias informações que levarão até os outros foragidos.
*Os recapturados foram levados até a Central de Polícia, onde o delegado Tadeu Pacanari (responsável pelos crimes funcionais) tomará as providências cabíveis.
*Ao todo já foram recapturados 23 dos 44 foragidos do Urso Branco. Segundo o delegado, existe a suspeita que os foragidos teriam pagado a quantia de R$ 30 mil aos agentes penitenciários para a facilitação da fuga. Se for constatada facilitação de fuga, os culpados serão punidos rigorosamente, informou a Seapen.