TCU analisa situação carcerária dos presídios em Rondônia

Além de Rondônia outros 16 estados foram auditados e os resultados não foram muito diferentes do que já se sabe

TCU analisa situação carcerária dos presídios em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Tribunal de Contas da União realizou uma auditoria no ano passado levando em conta a atuação das facções criminosas dentro dos estabelecimentos, a violência que seria causada por essas facções e a questão da superlotação. Além de Rondônia outros 16 estados foram auditados e os resultados não foram muito diferentes do que já se sabe.

 

Segundo o relatório publicado no início de janeiro de 2018 pelo TCU, a superlotação favorece as ações das facções criminosas, mas não há como estabelecer uma relação causal entre a superlotação carcerária e a ocorrência de rebeliões, apesar do mesmo estudo indicar rebeliões em 18 das 23 unidades prisionais com excesso de presos.

 

O Estado de Rondônia foi citado dez vezes no relatório. As citações incluem desde a presença da Força Nacional dentro dos presídios como também a possibilidade de fragilidade nos dados oficiais sobre a população carcerária fornecidos pelo Estado, disponibilidade de defensores públicos atuando na execução penal e ainda o déficit de vagas no sistema.

 

De acordo com o relatório, Rondônia possui atualmente quase 10 mil apenados, dentre presos provisórios e condenados, e um déficit superior a 2.500 vagas e que o Estado deve criar nos próximos anos 800 vagas através dos recursos fundo a fundo recebidos do Departamento Nacional Penitenciário (DEPEN) que prevê ainda aparelhamento de modernização das unidades prisionais. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS