Justiça sentencia Estado a parar de jogar dejetos em igarapés

O Juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Velho julgou procedente a ação impetrada pelo Ministério Público e condenou o Estado de Rondônia a construção de tratamento de esgotos nas unidades

Justiça sentencia Estado a parar de jogar dejetos em igarapés

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Velho julgou procedente a ação impetrada pelo Ministério Público e condenou o Estado de Rondônia a construção de tratamento de esgotos nas unidades do Complexo Ênio Pinheiro, além da recuperação dos danos ambientais e proibição de lançamento de dejetos nas regiões do entorno daquelas penitenciárias, principalmente nos igarapés que ficam nas cercanias da região.

A sentença vem após cinco anos de inúmeras tentativas do Ministério Público o Estado cumprir sua responsabilidade ambiental em adequação o sistema de tratamento de esgoto do sistema penitenciário de Porto Velho. Nesses quatro anos, o Estado providenciou apenas o esgotamento dos dejetos e abriu procedimento administrativo para a contratação de uma empresa para a execução dos serviços, mas nada foi efetivado.

Como já se passou cinco anos, o Ministério Público pediu o julgamento antecipado da ação, haja visto, as inúmeras tentativas de conciliação feitas junto à Secretaria de Justiça (Sejus) que arranja muitas desculpas, mas não executa as obras. A construção de estação de tratamento de esgotos foi uma necessidade apontada pelo próprio laudo técnico da Gerência de Infraestrutura da Secretaria de Estado de Justiça.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS