MP pede cassação de Nilton Capixaba acusado de pedir votos em Igreja

MP pede cassação de Nilton Capixaba acusado de pedir votos em Igreja

MP pede cassação de Nilton Capixaba acusado de pedir votos em Igreja

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado federal Nilton Capixaba, presidente regional do PTB, reponde a mais uma investigação de crime eleitoral em Rondônia.

O Ministério Público (MP) acusa Capixaba, que tem seu reduto eleitoral no município de Cacoal, de abuso de poder econômico, e pede a cassação do registro do

diploma que lhe concedeu o cargo no Congresso Nacional.

A ação está na Justiça, que está ouvindo testemunhas envolvidas no caso. O relator da ação, Desembargador Roosevelt Queiroz Costa, em decisão proferida no dia 12 de março passado, determinou a indagação das testemunhas.

As perguntas são relacionadas a propaganda política dentro de uma igreja e/ou congregação religiosa. Há fotos que comprovam o crime eleitoral, a o Desembargador quer ter certeza que as imagens incriminam o parlamentar.

Não é a primeira vez que ação judicial é movida contra Capixaba. Ele está envolvido no famoso “Escândalo das Ambulâncias”, esquema de corrupção que desviou milhões dos cofres públicos através de convênios com ambulâncias. 

>>> LEIA ABAIXO A DECISÃO NA ÍNTEGRA:

AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL N. 1837-84.2014.6.22.0000 – CLASSE 3

Assunto: AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL –

ABUSO – DE PODER ECONÔMICO – PEDIDO DE CASSAÇÃO DE REGISTRO – PEDIDO DE CASSAÇÃO DE DIPLOMA – PEDIDO DE DECLARAÇÃO DE INELEGIBILIDADE

REPRESENTANTE: MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL

REPRESENTADO: JOSÉ GERALDO SANTOS ALVES PINHEIRO

ADVOGADO: ANDRÉ MESSIAS DE SOUZA BARBOSA

REPRESENTADO: NILTON BALBINO

ADVOGADO: ANDRÉ MESSIAS DE SOUZA BARBOSA

REPRESENTADO: LUCIANO TINOCO SILVA

ADVOGADO: ANDRÉ MESSIAS DE SOUZA BARBOSA

Foi proferido o seguinte despacho da lavra do Excelentíssimo Relator: Vistos, Torno sem efeito o despacho de fls. 102/103. Nos termos do art. 33, II do Regimento Interno deste Tribunal, depreque-se ordem ao juízo eleitoral na 4ª e 2ª Zonas Eleitorais, respectivamente, encaminhando-lhe cópia da petição inicial, das fotos de fls. 21, 26, 28 e 34, bem como da defesa de fls 48/62, a fim de colher depoimento da testemunha Renato Aparecido Castorino e Sandro de Carvalho.

Deve o representado trazer suas testemunhas independentemente de intimação na data, horário e local designado pelo Magistrado, com prazo de 5 (cinco) dias para o cumprimento desta Carta, conforme art. 22, V, da Lei Complementar n. 64/90.

As testemunhas deverão ser indagadas a respeito dos fatos narrados na inicial fazendo-se, especialmente, os questionamentos a seguir elencados: a) se o depoente conhece o “reverendo Tinoco”; b) se positiva a resposta, se o “reverendo Tinoco” fez propaganda política do candidato “Geraldo de Rondônia” e/ou “Nilton Capixaba” dentro de igreja ou qualquer congregação; c) se o “reverendo Tinoco” pediu votos para os candidatos “Geraldo de Rondônia” e “Nilton Capixaba” dentro de igreja ou qualquer congregação; d) se o depoente já viu, dentro da igreja ou congregação, fotos ou qualquer tipo de propaganda política dos candidatos “Geraldo de Rondônia” ou `Nilton Capixaba”; e) se o depoente conhece o “Projeto 20200″ ou o “Projeto Geraldo de Rondônia”; f) se as fotos de fls 21, 26, 28 e 34 foram tiradas de dentro de igreja ou congregação;  g) se as fotos de fls. 21, 26, 28 e 34 foram tiradas em reunião política ou religiosa; h) se alguma vez os candidatos “Geraldo de Rondônia” ou `Nilton Capixaba” pediram voto dentro da igreja ou congregação.

Intimem-se as partes do presente despacho e da expedição da Carta de Ordem, a fim de que possam acompanhá-la.

Publique-se, intimando-se.

Porto Velho, 12 de março de 2015

(a) Desembargador ROOSEVELT QUEIROZ COSTA Relator.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS