A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia julgou na manhã desta quinta-feira, 18 de julho de 2013, dez habeas corpus provenientes da operação apocalipse. Destes, seis tiveram seus pedidos de liberdade negados pelo Judiciário Estadual. São eles: os vereadores Eduardo Carlos Rodrigues e Marcelo Reis Louzeiro, Francisco da Silva Rego, o contador Elias Barbosa Dias, o empresário Eulógio Alencar Barroso e o funcionário da Jucer Mauro de Oliveira de Carvalho.
Os pacientes Lânia das Dores Silva (ex-assessora do governo), a professora de dança Ana Cristina Dias Pontes, o taxista Elieudo Peixoto Gomes e Telismar Lobato (esses três indicados como funcionários fantasmas da Assembleia Legislativa) tiveram seus pedidos concedidos por unanimidade de votos dos membros da Câmara.
Em razão do número de habeas corpus que foram impetrados relativos à operação apocalipse, a desembargadora Ivanira Feitosa Borges, relatora dos HC's, solicitou ao presidente da 1ª Câmara Criminal do TJRO, desembargador Valter de Oliveira, uma sessão extraordinária que deverá ocorrer possivelmente na próxima terça-feira, 23 de julho de 2013.