TCE dá prazo para que prefeitura justifique quantitativo e corrija edital

TCE dá prazo para que prefeitura justifique quantitativo e corrija edital

TCE dá prazo para que prefeitura justifique quantitativo e corrija edital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Por meio de decisão monocrática, o Tribunal de Contas (TCE-RO) estabeleceu prazo para que a Prefeitura de Vilhena apresente justificativas técnicas para os quantitativos previstos no pregão eletrônico deflagrado pelo município para formação de registro de preços visando futura compra de medicamentos e material penso (utilizado para curativos), utilizados para atender, pela Secretaria Municipal de Saúde, às decisões judiciais proferidas em processos de mandados de segurança.
Orçada em mais de R$ 820 mil, a licitação, cuja abertura das propostas está prevista para esta sexta-feira (28), integra o Processo nº 2537/2013. Já a determinação do TCE, que está contida na Decisão Monocrática nº 74/2013/GCFCS, foi tomada a partir de falha detectada pelo Ministério Público de Contas (MPC), relacionada aos quantitativos de alguns itens estimados, que não se encontram em conformidade com os dados obtidos a partir do levantamento histórico dos mandados judiciais.
Em alguns desses quantitativos, verificou-se um acréscimo razoável e até mesmo divergência significativa, como, por exemplo, o item de um dos lotes sobre o qual há o registro de duas ações, que perfazem montante de 30 unidades mensais, uma demanda, portanto, de 360 unidades anuais. Porém, o edital prevê estimativa de 1.080 unidades anuais.
Segundo o TCE, pelo fato de a licitação ser para registro de preços, essas falhas não são suficientes para se determinar a suspensão da licitação, mas a administração municipal deve justificar, de forma satisfatória, a necessidade da quantidade licitada, além de promover as correções apontadas no parecer do MPC, sob pena de o certame ser considerado ilegal.
Diante disso, o TCE reconheceu a necessidade de conceder 10 dias ao jurisdicionado para a adoção das providências necessárias à regularidade da licitação, justificando, além dos quantitativos previstos, também a inexistência de certificado de procedência dos medicamentos e a previsão indevida da possibilidade de prorrogação do contrato.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS