Irregularidades em edital levam TCE a parar licitação da CMR para compra de veículos pesados

Irregularidades em edital levam TCE a parar licitação da CMR para compra de veículos pesados

Irregularidades em edital levam TCE a parar licitação da CMR para compra de veículos pesados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O pregão eletrônico realizado pelo Estado visando à aquisição de veículos pesados para atender a Companhia de Mineração de Rondônia (CMR), cuja sessão seria aberta nesta quarta-feira (30), foi suspenso pelo Tribunal de Contas (TCE), por meio da Decisão Monocrática nº 27/2013/GCESS, determinando que os gestores se abstenham de praticar qualquer ato relativo à licitação até nova deliberação da Corte de Contas.
 A determinação para suspensão do certame, que tem como objeto a compra de uma escavadeira hidráulica e de dois caminhões, ocorreu após o apontamento de irregularidades pelo corpo técnico do Tribunal, as quais, segundo a decisão, evidenciam perigo de dano ao erário.
Essa possibilidade levou o TCE a determinar a adoção de medidas para sanear ou adequar o edital às leis da licitação, entre as quais, a realização de correções e adequações nos instrumentos processuais do certame e a exigência de declaração de cumprimento às normas relativas ao trabalho do menor.
Outra determinação diz respeito a fazer constar no edital e no contrato, de forma expressa, a necessária observância do disposto em lei referente ao Cadastro de Fornecedores Impedidos de Licitar e Contratar com a Administração Pública Estadual.
Devem ainda os licitantes incluir no termo de referência a indicação da pretensão em relação ao ano de fabricação da escavadeira hidráulica, estabelecendo, ainda, que se trata de máquina zero-quilômetro.
Por fim, o Tribunal de Contas fixou prazo de 10 dias para que os gestores responsáveis comprovem a adoção das medidas saneadoras, na hipótese de quererem prosseguir com a contratação do objeto de que trata a licitação. É feito, ainda, alerta quanto à possibilidade de descumprimento da decisão, o que levará à aplicação de multa, nos termos da lei.
O inteiro teor da decisão monocrática do TCE está disponível no site da instituição: www.tce.ro.gov.br.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS