TCE abre seminário para prefeitos eleitos e reeleitos

TCE abre seminário para prefeitos eleitos e reeleitos

TCE abre seminário para prefeitos eleitos e reeleitos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em solenidade bastante concorrida que contou com a presença de autoridades estaduais, além dos gestores públicos municipais que estarão assumindo seus cargos no dia 1º de janeiro de 2013, foi aberto nesta terça-feira (27), no auditório do Tribunal de Contas (TCE), o Seminário Gestão Pública Municipal para Início de Mandato.
Destinado a repassar orientações aos prefeitos rondonienses eleitos e reeleitos, o evento contou, em sua abertura, com a presença de representantes dos Poderes Executivo e Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, além de membros do TCE e do Ministério Público de Contas (MPC).
Na ocasião, os novos prefeitos puderam se apresentar, falando seu nome e o município que administrarão no quadriênio 2013/16. Também foi feita a leitura do resultado do sorteio realizado pelo Pleno que definiu as relatorias de contas e os municípios, de acordo com sua distribuição regional.
A seguir, abrindo oficialmente o evento, o presidente do TCE, conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, ressaltou a importância dos novos gestores públicos estarem preparados para a árdua tarefa que terão pela frente: “Ainda mais no atual momento, com queda nos recursos repassados às prefeituras, dificultando ainda mais a vida, principalmente, dos municípios menores.”
Em busca de soluções para esse problema, o conselheiro presidente explicou que o seminário vai apresentar soluções baseadas no empreendedorismo, as quais visam à melhoria da governança dos jurisdicionados do Tribunal. Ele falou também que as orientações buscam sedimentar o conhecimento entre os gestores, evitando a ocorrência de erros tão comuns encontrados nas prestações de contas e demais atos.
Já o conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra, presidente da Escola Superior de Contas (Escon), unidade coordenadora do seminário, saudou os presentes, destacando a parceria firmada com a Controladoria Geral da União (CGU) – Regional Rondônia e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Rondônia (Sebrae-RO), além do apoio da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom).
“Passado o momento de felicidade, após a vitória nas urnas, é preciso que o gestor público municipal esteja pronto para esse novo projeto de vida, qual seja, o de trabalhar para a consecução de programas e ações que resultem na correta aplicação dos recursos públicos e no atendimento aos reais interesses do cidadão”, afirmou o conselheiro.
EMPREENDEDORISMO
Dando início à palestra de abertura, o advogado e mestre em Direito do Estado, professor Jair Santana, elogiou a iniciativa do TCE em reunir prefeitos eleitos e reeleitos para orientá-los: “A continuidade dos serviços públicos é obrigatória, pois não se pode deixar de atender à população com saúde, educação, limpeza”, disse.
O palestrante também enumerou as principais dúvidas dos gestores públicos municipais, tais como o papel do TCE na fiscalização da administração pública; a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e demais peças orçamentárias; a adoção de boas práticas dentro das prefeituras.
 Repassou ainda informações sobre a aplicabilidade da Lei Complementar nº 123/2006, que confere tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas e cujo foco são as compras públicas e seu potencial como geradora de emprego e renda, contribuindo para a redução de desigualdades regionais e possibilitando melhor distribuição da riqueza nos municípios.
O Seminário Gestão Pública Municipal para Início de Mandato prossegue nesta terça e quarta-feira, apresentando outros temas relevantes para os novos gestores públicos, como Lei de Acesso à Informação; responsabilização e fixação de subsídios de agentes políticos municipais; execução de convênios e programas do Governo Federal; planejamento e gestão fiscal; controle interno.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS