MP precisa ampliar diálogo com organismos públicos, afirma Procurador de Justiça

MP precisa ampliar diálogo com organismos públicos, afirma Procurador de Justiça

MP precisa ampliar diálogo com organismos públicos, afirma Procurador de Justiça

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O Ministério Público precisa intensificar seu diálogo com a sociedade e outros organismos públicos para se tornar mais eficiente. Esta foi a mensagem central da palestra 'O Ministério Público como instrumento de efetivação das políticas ambientais', proferida nesta quinta-feira (03) pelo Procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe, do Ministério Público do Mato Grosso.

Durante a palestra, que integrou a Jornada de Meio Ambiente e Urbanismo, promovida pelo Ministério Público de Rondônia, o Procurador de Justiça falou da importância do que  chamou de atuação político-jurídica do membro do Ministério Público na busca de resultados efetivos para a sociedade. Segundo ele, essa ação voltada para o campo extrajudicial e baseada no contato direto com o cidadão contribui de forma significativa para o atendimento dos anseios da população.
Na ocasião, o palestrante destacou instrumentos como as audiências públicas, visitas e atendimentos como formas 'não burocráticas' e igualmente resolutivas da ação ministerial. “A audiência pública é a oportunidade que o MP tem de ouvir a população. Não podemos abandonar este instituto”, disse o titular Procuradoria Especializada de Defesa Ambiental  e Ordem Urbanística Jornada de Meio Ambiente e Urbanismo de Mato Grosso.
Em sua participação no evento, ele ressaltou a necessidade de articulação do Ministério Público junto ao terceiro setor e à sociedade civil organizada. “A sociedade civil exerce uma pressão sobre os parlamentares capaz de mudar as leis. Isso tem acontecido na Amazônia”, pontuou.
Usinas
A  Jornada de Meio Ambiente e Urbanismo também abordou “A indústria da eletricidade  e a construção de PCHs e hidrelétricas na Amazônia Legal', tema da palestra proferida pelo Professor do Departamento de  Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso, Dorival Gonçalves Júnior.
Em sua fala, o professor falou do modelo de exploração de recursos naturais e de impactos   concretos da indústria de energia no Brasil. “O que se observa é que a falta de atividades econômicas paralelas aos empreendimentos resulta em prejuízos às populações nativas”, afirmou.
A participação social também foi lembrada pelo especialista, que apontou a articulação da população como o instrumento de pressão para o cumprimento de compromissos estabelecidos pelas empresas responsáveis pelos empreendimentos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS