A Receita Federal do Brasil recebeu 33.158 de empreendedores individuais na 2ª Região Fiscal (2ª RF), que engloba os estados do norte, exceto Tocantins. Cerca de 24% não entregaram a declaração. O prazo de entrega do documento, sem a aplicação de penalida
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Receita Federal do Brasil recebeu 33.158 de empreendedores individuais na 2ª Região Fiscal (2ª RF), que engloba os estados do norte, exceto Tocantins. Cerca de 24% não entregaram a declaração. O prazo de entrega do documento, sem a aplicação de penalidades, expirou na terça-feira, 31.
Em Rondônia, foram entregues 5.680 documentos, montante que corresponde a 75,53% da previsão. No Amazonas, o número de declarações enviadas à Receita chegou a exatos 7 mil. Em Rondônia, foram recepcionadas 5.680 declarações, no Acre 2.420, no Amapá 1.753 e em Roraima 1.350.
A apresentação da Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), a partir desta quarta-feira (1/06), sujeita o contribuinte à multa de 2% ao mês sobre o valor dos tributos calculados, limitados a 20%. A multa mínima é de R$ 50,00. A geração da multa, bem como do recibo de entrega, ocorre automaticamente.
A Delegacia da Receita Federal em Porto Velho informa que o programa para preenchimento da declaração, assim como o de envio Receita encontram-se na página www.receita.fazenda.gov.br.
Segundo a chefe da Divisão de Arrecadação e Cobrança da 2ª RF, Maria Helena Coutinho Ponte, o quantitativo de DASN-SIMEI ficou abaixo da expectativa porque os microempreendedores representam um segmento novo de contribuintes que ainda precisa de mais orientações, principalmente quanto às obrigações acessórias.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!