Reforma da unidade de saúde do Distrito de Abunã prejudica atendimento a população
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A única unidade de saúde do Distrito de Abunã, a 220 Km de Porto Velho, passa atualmente por uma reforma que acabou gerando deficiência no atendimento à população daquela localidade. Segundo denúncias de moradores do Distrito, o atendimento mensal realizado pelo PSF (Programa Saúde da Família), que realizava três vezes ao mês consultas com uma equipe formada por um médico, um enfermeiro, um biomédico, um dentista e uma vacinadora, neste ano só foi uma vez.
Como a comunidade depende unicamente do posto de saúde para atendimento de saúde uma crise está provocando revolta nos moradores
Alguns deles em contato com a reportagem do Rondoniaovivo disseram que desde o início da obra, no começo de fevereiro, o local está quase abandonado, dedicado apenas a obras que servem apenas para maquiar o antigo prédio.
Um dos denunciantes disse que a obra de reforma não tem identificação, ou seja, a placa obrigatória que esclarece a população os detalhes do que está sendo feito, como valor gasto, período e origem da verba (se é ordem municipal ou federal). “Para piorar, eu vi a planta e não segue as normas exigidas até para acessibilidade, para quem é portador de deficiência física. Sem contar que por se tratar de uma edificação antiga dois itens teriam que ser trocados, o forro e o piso, o que não vem acontecendo”, disse o morador.
De acordo com outro denunciante, Abunã hoje conta com uma demanda maior de moradores e os problemas sociais como saúde e segurança estão deixando os moradores sem perspectivas de melhoras.
“A segurança aqui no distrito é uma exigência antiga nossa, mas a questão da saúde está atingindo níveis preocupantes. Muitos são obrigados a se deslocar até a capital – muitas vezes sem condições mínimas para cuidar de parentes enfermos ou tratamentos de doenças que poderiam ser feitas por aqui mesmo”, apontou um dos denunciantes.
Atualmente uma ambulância da SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) vem atendendo a população para casos de emergência, enquanto isso a reforma na unidade de saúde prossegue sem prazo para terminar, de acordo com os moradores.
A reportagem do Rondoniaovivo tentou entrar em contato com o diretor daquela unidade de saúde, Edinizio Teles de Souza, através do telefone de contato 3236-1163, porém ninguém atendeu. Fica aberto o espaço para que esclarecimentos sobre a obra e a freqüência da equipe Programa Saúde da Família sejam prestadas.
PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
O Programa Saúde da Família ou PSF no Brasil, teve início, em 1994 como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para implementar a atenção primária. O PSF é tido como uma das principais estratégias de reorganização dos serviços e de reorientação das práticas profissionais neste nível de assistência, promoção da saúde , prevenção de doenças e reabilitação.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!