Judiciário brasileiro define metas para 2011
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anuncia, nesta terça-feira (7/12), as metas estratégicas a serem adotadas pelo Judiciário brasileiro em 2011, de forma a aprimorar a prestação jurisdicional à população. Também será divulgado balanço parcial do cumprimento das 10 metas de 2010. O 4º Encontro Nacional do Judiciário reúne presidentes e corregedores de 91 tribunais brasileiros com o objetivo definir as estratégias de ação do Poder Judiciário para 2011.
Mesmo antes do prazo final para contabilização das metas, o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) já tem percentuais bem próximo dos 100% em várias das metas definidas para 2010. Por exemplo, a primeira meta é julgar a mesma quantidade de processos distribuídos no ano e uma parcela do estoque, com acompanhamento mensal. O TJRO, em dados parciais, cumpriu mais de 81% da meta. A meta 4 também foi cumprida com excelência: 99,9% de todos os acórdãos, as resoluções ou decisões de um órgão julgador, foram escritas e publicadas em até 10 dias após a sessão de julgamento. O índice é o segundo melhor do país.
Apesar da meta 5 propor a implantação do método de gerenciamento de rotinas (gestão de processos de trabalho) em 50% das unidades judiciárias de 1º grau, no TJRO a implantação foi além: 100% das 99 unidades judiciárias do Estado possuem, agora, uma metodologia de análise, diagnóstico e retificação de rotinas praticadas. Essa meta garante aos servidores identificar problemas de atividades, o tempo de execução de cada uma delas, evitar "retrabalhos". Esse método permite o acompanhamento dos processos de trabalho.
Rosemeire Ferreira, coordenadora de Planejamento do Poder Judiciário estadual , afirma que o sucesso da meta 5 deve-se ao fato dessas melhorias já serem trabalhadas no TJRO desde 2007, data do projeto de um plano estratégico para tornar a gestão ainda mais eficaz. "A preocupação com a melhoria veio antes do CNJ estabelecer a meta, mas essa implantação serviu para fortalecer a nossa vontade", aponta.
Deu tão certo que em maio desse ano, o TJRO recebeu representantes de 17 tribunais de todo o Brasil, que participaram da Oficina de Simplificação de Processos. No encontro foram discutidos métodos de gerenciamento de rotinas de trabalho pertinentes à Meta 5 do CNJ, usando a metodologia do TJRO como referência. "Nossas ações foram reconhecidas como boas práticas pelo CNJ e nosso projeto usado como exemplo para os outros tribunais", conta Rosângela Vieira, coordenadora de Modernização e Gestão Estratégica.
Com o 6º melhor índice do país, o TJRO cumpriu mais de 51% da meta 2, que visa julgar todos os processos de conhecimento distribuídos (em 1º grau, 2º grau e tribunais superiores) até 31 de dezembro de 2006 e processos trabalhistas, eleitorais, militares e da competência do tribunal do Júri, até 31 de dezembro de 2007. Com a meta 3, o CNJ pretende reduzir o acervo de processos na fase de cumprimento ou de execução e o acervo de execuções fiscais. No TJRO esses acervos foram reduzidos em mais de 9%, tendo o Tribunal cumprido 12% da meta, um índice positivo, se comparado aos demais tribunais do país.
o sistema que acompanha o cumprimento das metas 2010 por cada um dos 91 tribunais brasileiros.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!