TRT de Rondônia e Acre adere a programa nacional de contratação de mão-de-obra apenada

A partir desta quinta-feira (5), as unidades de Porto Velho do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região poderão contratar em regime especial os serviços dos reeducandos do sistema penitenciário de Rondônia e preencherem as vagas de trabalho disponibili

TRT de Rondônia e Acre adere a programa nacional de contratação de mão-de-obra apenada

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A partir desta quinta-feira (5), as unidades de Porto Velho do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região poderão contratar em regime especial os serviços dos reeducandos do sistema penitenciário de Rondônia e preencherem as vagas de trabalho disponibilizadas pelas empresas vencedoras em processos licitatórios do Tribunal.
 
A assinatura do acordo de cooperação técnica e de um convênio com a Vara de Execuções e Contravenções Penais do Tribunal de Justiça de Rondônia (VEP), a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e o Fundo Penitenciário Estadual (Fupen), que tornou possível a contratação de reeducandos aconteceu na manhã de quinta-feira (5), na sede do Tribunal em Porto Velho.
 
Depois de agradecer a presença do presidente do TJ-RO, desembargador Cássio Sbarzi Guedes, do juiz titular da VEP, Sérgio William Teixeira, do secretário-adjunto de Justiça, João Bosco Costa, do presidente do Fupen, Adamir Ferreira, e do diretor-geral de Coordenação Administrativa do TRT, Romário Thaddeu, a desembargadora-presidente, Maria Cesarineide Lima, ressaltou a importância da parceria que vai contribuir para a capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho dos apenados, novo papel da Justiça Trabalhista que vai ajudar na reintegração de apenados à sociedade.
 
Segundo Maria Cesarineide, o Tribunal segue uma política traçada pelo Conselho Nacional de Justiça, que instituiu através da Resolução nº 96 e a Recomendação nº 29 o “Projeto Começar de Novo”, com o objetivo de promover ações de reinserção social de apenados, egressos do sistema carcerário e de cumpridores de penas alternativas.
 
Dentre as ações previstas no compromisso firmado entre as entidades, estão a pré-seleção de reeducandos do regime aberto para preenchimento das vagas de trabalho disponibilizadas pelas empresas vencedoras em processos licitatórios do Tribunal, bem como o depósito dos valores relacionados aos serviços prestados pelo apenado em conta do Fundo Penitenciário.
 
As empresas terceirizadas deverão cumprir a seguinte proporção para contratação de mão-de-obra apenada: 5% das vagas quando houver contratação de 20 ou mais trabalhadores; e uma vaga quando da contratação de seis a 19 trabalhadores, facultada a disponibilização de vaga para as contratações de até cinco trabalhadores.
 
Maria Cesarineide explicou que a Justiça do Trabalho já está fazendo um levantamento das necessidades do Tribunal e logo o quantitativo será enviado à Vara de Execuções.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS