Mais agilidade às ações que envolvem a previdência social. Entre os dias 2 e 6 de agosto, um mutirão previdenciário deve realizar 233 audiências na Comarca de Buritis, a cerca de 300 quilômetros de Porto Velho. Segundo o Juiz Ivens dos Reis Fernandes, que coordena a ação, todos os processos julgados nesses dias e os benefícios que forem concedidos, serão implantados imediatamente por uma equipe do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que é parceiro da iniciativa do Judiciário.
As audiências serão realizados no Fórum Juiz Jorge Gurgel do Amaral Neto, na rua Taguatinga, 1380 - Setor 03, a partir das 8h. No mutirão serão analisados pedidos de aposentadoria por idade e por invalidez, inclusive de trabalhadores rurais; auxílios maternidade e doença, pensão por morte e benefício de amparo assistencial, entre outras questões.
O juiz, no entanto, destaca que o mutirão não é realizado por conta de atrasos no julgamento de processos, mas pela elevada quantidade de demandas na comarca e pela urgência na resolução dessas questões, pois os benefícios previdenciários resultantes do julgamento desses litígios têm impacto na sociedade. É que as prestações previdenciárias têm cunho alimentar e de distribuição de renda.