Município é condenado a fornecer transporte escolar a alunos

Município é condenado a fornecer transporte escolar a alunos

Município é condenado a fornecer transporte escolar a alunos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Por unanimidade, os membros da 2ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia votoram pela manutenção da sentença que condenou o Município de Vilhena a fornecer transporte escolar aos alunos do ensino fundamental e manter a conservação das Linhas Rurais. A decisão foi publicada no Diário da Justiça desta terça-feira, 23.
 
Os representantes do Município de Vilhena ingressaram na Justiça, por meio de uma apelação cível, contra decisão da 2ª Vara Cível - Juizado Infância e Juventude, que julgou procedente a ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual, condenando a conservar as Estradas das linhas 135, 145 e 60 em boas condições de trafegabilidade, durante o ano todo e determinando o fornecimento de transporte escolar aos alunos daquelas localidades.
 
Em sua defesa, o Município alegou que a obrigação imposta pela decisão constitui-se num dever constitucional e portanto sempre atendeu o serviço de recuperação de linhas rurais, e ainda, obedecendo as disponibilidades orçamentárias e financeiras, sendo injustificada a condenação aplicada. O MP por sua vez apresentou contrarrazões ao recurso, destacando que o município não trouxe aos autos provas cabais de que vem recuperando as estradas de acesso às linhas 145, 135 e 60.
 
Para os membros da 2ª Câmara Especial, a Constituição Federal consagrou o direito à educação como um dos pilares do desenvolvimento da sociedade brasileira, materializando-o como um direito fundamental que deve estar acessível a qualquer cidadão. "A responsabilidade do Estado com a educação somente será efetivada com a garantia do ensino fundamental, obrigatório e gratuito para todos, bem como com a implantação de medidas que assegurem a entrega de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde".
 
Na fundamentação da decisão foi citado um julgado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que diz que o transporte escolar é dever do Município, imposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pela Lei de Diretrizes Básicas da Educação e pela Constituição da República. "O ECA, em perfeita harmonnia com o precitado mandamento constitucional, tratou de ratificar o direito da criança e do adolescente de ter acesso ao Ensino Fundamental gratuito aliado à garantia do transporte escolar".
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS